TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO: História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação

Por:   •  4/9/2018  •  Artigo  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Campus Ponta Grossa

[pic 2]

Aluna: Kelly Nortok de Andrade                         RA: 1768549

RESENHA DO TEXTO: História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação

O texto, História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação aborda os fundamentos que favorecem o ensino de filosofia e historia da ciência durante a formação acadêmica dos professores de ciências, o autor destaca o crescimento de educadores especializados na área de ciências.

A investigação feita pelo autor analisa os currículos americanos, britânicos e australianos, os quais retratam as mesmas preocupações com o ensino em ciências no Brasil.

Nos últimos 90 anos o ensino de ciências ficou cada vez mais distante das abordagens filosóficas e históricas com isso a transmissão de conhecimento ficou superficial e com pouco embasamento teórico de qualidade. A quantidade de alunos que abandonam o regime escolar é crescente esse fato também contribui para que o ensino de ciências e os demais conhecimentos sofram com o conhecimento inacabado o que gera números relevantes de analfabetos científicos.

A introdução da história e da filosofia nos currículos dos cursos de formação de professores tinha como objetivo aproximar a sociedade  da tecnologia, e dar embasamento a este estudo e dando maior significação ao seu aprendizado. A inclusão desse tema nos currículos deu origem a abordagem CTS, que procura contextualizar o ensino de ciência e tecnologia ao alcance e compreensão da sociedade.

O texto trata sobre A Reforma do Currículo Nacional Britânico de Ciências e o Projeto 2061 de diretrizes curriculares da Associação Americana que afirmam a necessidade de utilizar a historia e filosofia para que os alunos possam compreender como os conhecimentos científicos foram evoluindo durante os anos através da historia e filosofia, ou seja, e de extrema importância que a

Os pensadores britânicos do século XIX e XX se preocuparam em destacar a importância da investigação histórica da ciência para que a sociedade pudesse compreender melhor a ciência da atualidade, e possivelmente apresentar novas possibilidades no futuro. Mas para que isso aconteça a formação de professores deveria ser mais consistente preocupando em aprimorar os conteúdos.

No projeto Harvard, observou-se que a fundamentação teórica nos conteúdos de historia e filosofo levou a formação de alunos com grande habilidade de argumentação crítica. Mas alguns especialistas eram contra a inclusão da HFS (história – filosofia- sociologia), nos currículos, argumentando que a história depende de quem a conta que, portanto não deveria ser introduzida nas ciências.

Outra critica feita por Thomas Kuhn foi à de que “a história das ciências ceifa as certezas do dogma científico”, e de que ela poderia incentivar de maneira erronia os estudantes, que historia das ciências deveria ser exposta a outro tipo de publico que possuísse convicções mais responsáveis, pois, os alunos poderiam ter sua aprendizagem sobre ciências danificadas.

Em contrapartida as pessoas que defendem o ensino de ciências destacaram que a historia não necessita ser aprofundada respeitando a faixa etária de cada classe, ou seja, pode ser introduzida nos currículos escolares. Já o ensino da historia da ciência que é voltado para os professores prepara os profissionais de forma mais abrangente resgatando conceitos filosóficos que são importantes para formação dos educadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (192.5 Kb)   docx (293.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com