TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História das mulheres

Por:   •  7/12/2017  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Ideal Futuro

Aluna: Priscila Sena Alves

A história das mulheres (Joan Scott - páginas 63 até 85)

Durante muito tempo a história das mulheres foi contada sempre pela visão masculina, esta visão sempre trouxe a figura masculina como universal e acima de todas as coisas.

Toda vez que a mulher era retratada, era como frágil e submissa e o homem sempre como figura forte e capaz de enfrentar todos os desafios.

Segundo a autora Joan Scott, somente nas últimas décadas é que a história das mulheres conseguiu se definir e ser contada com mais realidade.

A política feminina dos anos 60 ajudou com que a história enxergasse mais mulheres como heroínas, trabalhadoras e fortes na sociedade e que as mulheres não fossem tão oprimidas, e que tivessem um tratamento igual e com respeito como os  dos homens.

As mulheres entraram nas academias e começaram a estudar e entender e participar da política. Com o movimento feminista a mulher se viu mais engajada nas empresas deixando um pouco de lado apenas o papel esposa e mãe, principalmente nos Estados Unidos as mulheres lutaram pelo direito trabalhista igual ao dos homens e também contra a discriminação sexual.

A partir de 1969, começou uma serie de reinvindicações políticas e profissionais, uma associação chamada AHA Associação Histórica americana, tinham representantes de mulheres, judeus e negros pois eles mesmos não podiam participar. O preconceito entre os historiadores era visível, porem as mulheres continuaram firmes e fortes nas academias e na política, fazendo necessário  pensar na possibilidade que se fosse reescrita a história das mulheres.

Como as mulheres estão sendo definidas e entendidas em relação ao homem, a política e até a religião? O dilema da diferença continua, reivindicar a importância das mulheres na história significava ir contra a história já escrita.

Qual seria prioridade a história da mulher ou do homem?

Sempre haveria essa diferença esquecendo de colocar na história da humanidade como um todo independente de seu gênero homem ou mulher.

O narrador/ historiador teria que ser neutro, sem influencias do gênero para que a historias fosse contada de forma mais verdadeira. Mesmo que o narrador fosse mulher, sofreria influência do movimento feminista dando um ar de separação entre a história da mulher e a história do feminismo e da opressão feminina.

Na visão do texto o gênero precisa ter igualdade tanto de ação como interação, independente de raça, sexo ou religião.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com