TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Localização de uma Instalação

Por:   •  19/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

Localização de uma Instalação.

Decisões de localização costumam ser estrategicamente importantes porque podem interferir e afetar todo o planejamento futuro de uma empresa. Trata-se de determinar o melhor local para instalar uma base de operações onde serão fabricados produtos ou prestados serviços.

A decisão da escolha vai depender:

  • Volumosas e de baixo valor: indústrias de processamento de minérios, abatedouros de aves e fábricas de ração;
  • Perecíveis: empresas do ramo de alimentos, como cooperativas agrícolas, indústrias pesqueiras e processadoras de alimentos frescos;
  • De difícil transporte: empresas cuja matéria-prima são animais vivos, como abatedouros e frigoríficos;

Outras situações que definem a localização

Energia elétrica, água, mão de obra, incentivos fiscais, qualidade de vida no local escolhido, mercado consumidor, entre outros.

1 - Modelo da ponderação qualitativa

É importante ter em mente, porém, que esse método é bastante subjetivo e sofre influência das opiniões pessoais dos avaliadores. Eles irão atribuir notas e pesos a critérios escolhidos. Observe o exemplo:

A Paraná Móveis decidiu construir uma nova fábrica para atender seu mercado em expansão. Para ajudar na escolha, a empresa aplicou o modelo da ponderação qualitativa: enumerou os critérios considerados relevantes, analisou três locais pré-selecionados e apontou a importância relativa de cada item avaliado, como mostra o quadro.

[pic 1]

Assim, de acordo com o método da ponderação qualitativa, o melhor local para a Paraná Móveis instalar sua nova base de operações é a cidade de Mineiros (GO), que obteve a maior média.

2 - Modelo do centro de gravidade

Esse modelo leva em conta três fatores para a escolha do lugar mais indicado: a localização dos principais clientes e fornecedores, os custos de transporte de distribuição de produtos acabados e a captação de matérias-primas. O resultado encontrado corresponde ao chamado “centro de gravidade”, ponto onde os custos com transportes se tornam, supostamente, mínimos. Diferente do modelo anterior, não há cidades candidatas.

Em vista disso, existem duas fórmulas para calculá-lo: uma para custo de transporte único e outra para custo de transporte diferente.

[pic 2]

[pic 3]

Observe o exemplo: a TransPR é uma transportadora do Paraná que realiza entregas para três grandes empresas produtoras, em localidades distintas no Estado. Em vista disso, decidiu montar um depósito para montagem de um sistema crossdocking. Qual a melhor localização para este depósito, utilizando-se o modelo do centro de gravidade?

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

O ponto no centro do mapa indica a melhor localização para a TransPR instalar o seu novo centro de distribuição. Se for um local inabitado, verificam-se quais são as cidades mais próximas e, com o método da ponderação qualitativa, decide-se por uma delas.

3 - Modelo da análise de custo/volume/lucro

Consiste em realizar uma análise de custo/volume/lucro (CVL) a cada uma das alternativas de local pré-selecionado. Partindo-se da previsão de demanda provável e do preço de vendas é possível calcular o lucro associado a cada alternativa de localização: a melhor é a que proporcionar o maior lucro.

Veja este exemplo: um empreendedor de Santa Catarina deseja entrar no ramo de fabricação de calças jeans. Três cidades do interior do Estado são candidatas para receber a empresa. Para cada uma foram levantados os custos fixos, os custos variáveis, a demanda e os preços unitários, conforme o quadro a seguir. Agora, o empreendedor deseja levantar a melhor localização, utilizando o modelo da análise CVL.

[pic 8]

De acordo com os resultados obtidos, Joinville é a melhor opção para a nova fábrica por registrar o maior lucro e o menor ponto de equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (388.7 Kb)   docx (435.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com