TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Missão

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Sabrina Marques      nº 37       2ºC

-Roteiro de perguntas sobre o filme: “ A missão “.

  1. O roteiro e dê: Robert Bolt, dirigido por Roland Joffé, com produção feita por Fernando Ghia e David Puttnam. O filme retrata o período da história em que os jesuítas são expulsos do reino português devido à crise nas relações entre Coroa portuguesa e a Companhia de Jesus. O filme se passa na América do Sul, em um território entre as fronteiras do atual Brasil, Paraguai e Argentina, que é utilizado como a missão jesuítica de São Carlos junto aos povos Guaranis, embora tivessem como objetivo a difusão da fé e a conversão dos nativos, as missões acabaram como mais um instrumento do colonialismo.

  1. Irmão Gabriel (Jeremy Irons) é um padre jesuíta designado à Missão de São Carlos logo depois da morte de um padre Rodrigo Mendonza (Robert De Niro) é um mercador de escravos que tem sua vida mudada completamente após cometer um crime passional: tira a vida do próprio irmão, Felipe Mendonza (Aidan Quinn), por conta de uma mulher, Carlotta (Cherie Lunghi).

  1. Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus. Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo. No Brasil eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Além disso, submetiam os mesmos a uma rotina de trabalho que despertava a cobiça dos bandeirantes, que praticavam a venda de escravos indígenas
  1. Ele é aceito por aquele povo por conta da música que tira do seu oboé, e é levado até onde estes residem. Lá ele reinicia o trabalho de evangelização dos índios. E eles não foram agressivos com o jesuíta porque com o passar do tempo, o convívio com os índios vai transformando Mendonza, a ponto de ele se tornar um jesuíta. 
  1. Porque apesar de possuírem armas, arcos e flechas não eram capazes de combater armas de fogo, coisas que ambos, portugueses e espanhóis tinham a seu favor.
  1. Eles têm um comportamento de aceitação. A relação da cena com o Etnocentrismo se dá pelo fato de Rodrigo não tinha os mesmos hábitos dos índios e ainda era atormentado por uma culpa que carregava, o que o tornava inferior a eles, e apenas depois de pagar sua “ penitencia “ poderia se livrar desse martírio e se tornar um jesuíta, e de certa forma se igualar a eles.
  1. Preocupava porque se algo alcançar um poder maior que o da monarquia e da igreja, isso fará com que essas duas coisas caiam e ambos queriam evitar isso também, pois para ter ordem na lógica da igreja, era necessário existir uma religião, que no caso seria a católica.
  1. Após a apresentação, o padre diz que a criança parece um animal, e que os índios são como animais com voz humana, e que por serem assim, suas vontades não serão atendidas.
  1. Apesar de a colonização europeia ter praticamente destruído a população indígena não só fisicamente, através de guerras e escravidão, como também culturalmente, pela ação da catequese e intensa miscigenação com outras etnias, a cultura e os conhecimentos desse povo acabaram por influenciar parcialmente a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos, como as redes de descanso, no Brasil. Porém, as consequências da colonização foram tamanhas que, atualmente, apenas algumas nações indígenas ainda existem e conseguem manter parte da sua cultura original.
  1. Ele propõe reformas educacionais.

Texto:

A missão é dirigida pelo cineasta franco-britânico Roland Joffé, que teve bastante notoriedade nos anos 80 e 90. Seus trabalhos de maior sucesso são esta produção de 1986 e o filme Os gritos do silêncio de 1984, ambos indicados ao Oscar. A missão ainda conseguiu a proeza de levar a Palma de Ouro em Cannes. Com um elenco de grandes atores, entre eles, Robert de Niro, Jeremy Irons e Liam Neeson, a produção britânica é lembrada sobretudo pela fantástica trilha sonora do mestre Ennio Morricone.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (121.3 Kb)   docx (280.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com