TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Miss Sunshine (2006)

Por:   •  31/10/2021  •  Resenha  •  697 Palavras (3 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 3

- Artigo: SCLIAR, Moacyr. História do conceito de saúde

- Artigo: RAMMINGER, Tatiana. Entre a normatividade e a normalidade: contribuições de G. Canguilhem e M. Foucault para as práticas de saúde

O filme Miss Sunshine (2006) conta o drama envolvente da família completamente conflituosa de Oliver que possui: um pai palestrante motivacional fracassado, com seu casamento a beira do divórcio com Sheryl que com suas tentativas de ajudar a todos, acaba falhando como mãe, esposa e irmã. Seu irmão Dwayne, um jovem no esplendor de sua juventude que fez voto um de silêncio aparentemente na tentativa de obter a atenção de seus pais. Em meio a isso tudo chega o tio Frank, que acaba de sair do hospital devido a uma tentativa de suicídio, após seu namorado ter dado um fim no relacionamento. E na vidinha de Olive não poderia faltar o carinho de seu avô, que acaba de ser expulso do asilo onde mora por seu vício em cocaína.

Todos esses conflitos parecem de mais, mas esse não é o tema central do filme, pois o problema central do longa é que Olive sonha em disputar um concurso de beleza mirim no qual outras várias crianças de diferentes faixas hetarias participam, com esteriótipos totalmente diferentes ao de Olive. Por mais que seja uma menina totalmente fora dos padrões para o concurso de beleza da sua sociedade, sonha em ser miss igual aquelas lindas mulheres que assiste na televisão. Porém, o que a faz pensar que em meio a tantos problemas ela poderia ganhar o concurso de beleza “Little Miss Sunshine”?

Como podemos observar no filme é abordado alguns significantes problemas de saúde do cotidiano dessa família em questão, nos levando a refletir sobre o conceito de saúde que de acordo com o autor Moacyr Scliar reflete a conjuntura social, econômica, política e cultura, pois, na verdade, de acordo com o autor saúde não representa a mesma coisa para todo mundo, podendo depender de valores individuais, científicos, religiosos e filosóficos. Ou quem sabe refletir um pouco sobre o conceito de doença, que no passado de acordo com Scliar poderia se tratar da desobediência de um mandamento divino, a enfermidade era supostamente ocasionada devido a algum pecado cometido e aparecia sempre de forma visível como no artigo, História do Conceito de Saúde o autor cita a lepra.

Mas, como isso tudo impacta na vida da menina Olive que afinal só queria ganhar seu concurso de beleza e deixar seu avô e familiares orgulhosos? Pois, bem! Quando essa família se uniu para realizar seu sonho, penso que, houve um “mágico processo de cura”. Nos três dias de viagem que se sucederam, o tio suicida teve que aprender a conversar e compreender o sobrinho com voto de silêncio. O irmão acaba que por quebrando o voto de silêncio ao descobrir que tem daltonismo, voltando a falar. O avô viciado em cocaína passa a se focar em ajudar a neta a treinar para o seu número no concurso. Os pais que estavam a beira de um colapso no casamento começam a usar do companheirismo para enfrentar os obstáculos do caminho. Mesmo que antes de chegar ao concurso o avô de morre, eles ainda assim não desistem do objetivo e a pequena finalmente chega e faz seu número que como tudo nessa família é um tanto quanto ousado, mas acaba que por ser um fracasso e ela não vence.

Sendo assim, se analisarmos toda a vivência dessa família e a baseamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com