TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Miss Evers Boys

Por:   •  5/3/2021  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 2

Emanuelle Rodrigues Guimarães

O filme “Miss Evers’ Boys”, estrelado em 1997 e dirigido por Joseph Sargent, foi baseado no tocante caso do experimento de Tuskegee, onde o estudo iniciou-se em 1932 financiado pelo Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos da América (EUA). Na história narrada pelo filme, foi apresentado o intuito de observar a história natural da sífilis não tratada e saber se a doença apresentava diferentes sintomas em brancos e negros, sendo assim o Governo em parceria com a Tuskegee University, uma faculdade no Alabama, inscreveram 600 afro-americanos sendo que 399 tinham a doença e 201 eram sadios, logo para incentivar os homens, foram oferecidos assistências medicas gratuitas, refeições gratuitas e um pagamento pelas despesas com o funeral. Inicialmente o experimento com tratamento iria durar seis meses, e pelo financiamento ter acabado para a continuação do programa, foram recebidos uma contribuição que era limitada somente a continuação do experimento, no qual perdurou por 40 anos após vazamento de informações pela imprensa em 1972, ano em que o estudo foi encerrado.

Apesar de que no início da década de 1950, havia sido proclamado o Código de Nuremberg que estabelecia as primeiras diretrizes éticas internacionais para a pesquisa em seres humanos, ainda continuava os estudos com os homens onde continuamente foram a óbito. Um dos maiores e perceptíveis erros que os profissionais realizaram foi pensamento de que o aprofundamento das pesquisas arriscando vidas e ludibriando os pacientes, no qual fizeram juramento em proteger e cuidar, valeria todo o sacrifico.

Ademais, além das dores físicas que foram submetidos, o desgaste mental tanto dos homens quantos dos profissionais era extrema, pois a ideia de que anos se passaram e o suposto tratamento não resultava nada além do falecimento, e ter a consciência de que salvar vidas era o objetivo e agora pôr os homens doentes como cobaias para o bem maior da pesquisa, é simplesmente desumano.

Com a intenção de pôr o telespectador a refletir sobre o experimento de Tuskegge, os acadêmicos futuros profissionais pesquisadores podem ver claramente como a antiética tem o poder de causar danos irremediáveis. O filme traz um acontecimento histórico aprofundando no ponto de vista da moral humana e do sentimentalismo pelo próximo, evidenciando o zelo pela vida que sempre deve ser lembrado por cientistas, e a crueldade que pode ser evitada ao aparecer propostas positivas cientificamente e negativas para a proteção do ser humano ou animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (38.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com