TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Vida Numa Visão Científica

Por:   •  16/10/2018  •  Seminário  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SEMINÁRIO TEOLÓGICO EPISCOPAL CARISMÁTICO

Filosofia da Religião | Prof. Válter Sales

Vida

Thiago José Queiroz de Carvalho

Abril, 2016

Recife

Índice

  1. Alguns conceitos de Vida........................................................................02
  2. A Origem da Vida numa visão Científica........................................... 02
  3. O Sentido da Vida ...................................................................................... 05
  4. Resposta de Algumas Religiões quanto ao Sentido da Vida.... 07
  5. Considerações Finais sobre o Caráter Sagrado da Vida.............08

Fontes de Pesquisa......................................................................................09

1. Alguns conceitos de Vida

A palavra portuguesa vida vem do termo latino vita, uma palavra de sentido amplo, que pode indicar qualquer tipo de vida, física ou espiritual. Essa palavra também pode ser usada para indicar “maneira de viver”, ou seja, vita metaforicamente compreendida. E também pode estar relacionado a alma...

Para Panteísmo, que afirma que “tudo é Deus” e a maioria dos físicos teóricos todas as coisas estão vivas, e que todas as coisas são uma espécie de presença viva. Asseveram que todas as coisas, na verdade, estão vivas, visto que tudo emana de Deus. Deus é a cabeça do mundo, e o mundo é o corpo de Deus.

Na teologia, a vida está ligada ao espiritual – o ser humano está morto em delitos e pecados, e só tem vida mediante a conversão e a santificação. (1 Tim. 5:6) : “...entretanto, a vida que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta”.

Na filosofia Platão concebia toda vida como psíquica, e que os corpos materiais, sem importar sua espécie, servem apenas de veículo da vida e trabalham em prol do que possui uma consciência. O princípio vivo é eterno, embora a individualização seja um acontecimento cronológico. Os arquétipos, isto é, “formas” ou “ideias”, estariam por detrás de todas as formas de vida, e cada forma é uma espécie de cópia ou imitação do seu arquétipo.

Para ele havia uma espécie de energia psíquica comunal (a essência da vida), da qual as formas corporais participam.

2. A Origem da Vida numa Visão Científica

Visto que muitos filósofos eram físicos, matemáticos e cientistas podemos ver alguns conceitos de Origem da Vida na visão científica.

Até então ninguém descobriu vida fora da terra, então vamos tratar da origem da vida na terra e quando falamos em origem da Vida é bem comum as pessoas pensarem no Big Ben ou no Macaco. Mas precisamos ter cuidado. O big bem é a teoria do universo e o macaco é uma teoria que fala da origem do ser humano. Mas aqui a gente quer saber como surgiu o primeiro ser vivo. A maioria afirma que a vida começou na terra há pouco mais de 3600 bilhões de anos, no período Arqueano, pois foram encontrados vestígios de vida nesse período, mas sua formação deve ser bem anterior.

E a primeira corrente pensamento, que teve como defensores filósofos como Aristóteles e Sócrates, e que durou mais tempo foi a Abiogênese ou Geração Espontânea. Ela foi aceita até meados do século 19. Acredita que a vida tem uma origem não biológica.

Coisas não vivas tinham princípio vital. Os sapos surgiam não através de outros sapos, mas surgiam espontaneamente através do lodo dos lagos. As moscas não nasciam no lixo por que os ovos delas foram colocados ali, elas surgiam espontaneamente por que o lixo tinha o princípio vital para o surgimento das moscas. Se você pegasse uma camisa surja e misturasse com trigo dentro de 21 dias você teria ratos.

Até que um biólogo italiano Francesco Redi ouviu que um grupo de caçadores evitava que moscas pousassem nas carnes que eles caçavam, isso fazia com que a carne durasse mais sem o surgimento de larvas. Ele para pensar e vê que a larva não surge espontaneamente na carne, como se pensava, elas surgiam ali por que as moscas colocavam ovos naquela carne. Ele provou através de experimentos que as larvas não tinham geração espontânea, mas ainda não derrubou a abiogênese, que ainda acreditava que os microrganismos microscópicos não podiam se reproduzir, então continuaram a acreditar na abiogênese.

Mais tarde Louis Pasteur prova através de experimento que a vida tem uma origem biológica, ou seja, uma vida precisa de outra vida para ser vida.

Até que depois de um tempo surgiu um questionamento bem justo: se um ser vivo se origina de outro ser vivo, a dúvida era como surgiu esta primeira vida? Um grupo de filósofos, como Anaxágoras, defendia que a vida veio de fora da Terra (do universo) pra dentro dela, essa teoria chamava-se Panspermia Cósmica, a vida teria surgido de uma bactéria (esporo, semente) trazida por um meteoro, porém a dúvida sobre a origem da vida continuava, como a vida surgiu lá? Na verdade, Anaxágoras só transfere de lugar a origem, mas não explica sua origem. Este o grande problema dessa teoria. Outro problema é que se essa vida foi trazida por um meteoro, no meio caminho sofreu ação de muita radiação , de variações de temperaturas extremas e na hora que chegou na terra ele teve que resistir a um impacto do meteoro, que é enorme , que causa tsunami, causa até extinção de dinossauro. É um absurdo essa bactéria ter sobrevivido. Por essas e outras, essa teoria é absurda e improvável. Então assume-se que a vida nasceu aqui, dentro do planeta.

Mas qual o cenário desse acontecimento? Estudos apontam que a terra era uma rocha muito quente, instável, cheia de vulcões ativos, não tinha um céu azul, uma paisagem bonita como a gente conhece hoje. Atmosfera era composta por vapor de água, hidrogênio, metano e amônia. Amônia é um gás substância que liberamos pela nossa urina. E o metano é o gás que é liberado pela digestão dos animais. O planeta parecia um banheiro químico, úmido, quente, sujo. A água que tinha aqui estavam o tempo todo evaporando por que as rochas eram muito quentes, então haviam tempestades muito fortes e raios em toda a terra e não havia uma camada de ozônio que filtra os raios ultravioletas, então a radiação solar era intensa. Mas eram exatamente essas condições que parecem ser inóspitas, deu margem para uma nova teoria para o surgimento da vida o russo Alexander Oparin.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (254 Kb)   docx (640.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com