TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pobreza e Problemas

Por:   •  24/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

David Dias Nº2 10 1B/2A

                                                                Classificação: _____________________

Introdução

Porquê da escolha

O problema que vai ser abordado neste trabalho de pesquisa é o problema da pobreza. Este é um assunto que tem estado a marcar cada vez mais o nosso quotidiano, sendo assim um dos principais motivos da minha escolha. Todos os dias se houve no noticiário que o desemprego tem vindo a aumentar ou os níveis de pobreza à escala mundial tem se acentuado cada vez mais, e como é obvio este é um problema que deve ser resolvido rapidamente, porque hoje em dia os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, trazendo grandes discrepâncias para a nossa sociedade.

Desenvolvimento

Há uns anos apenas se falava nas crianças que viviam em condições miseráveis no continente africano, falava-se, da fome que passavam pela falta de recursos que tinham e que ainda continuam a ter, da falta de higiene, de cuidados médicos, de roupas, sapatos etc…Neste momento, esse assunto pode-se dizer que deixou de ser reduzido única e exclusivamente ao continente africano, pois tem se tornado uma “praga” a nível mundial. Já se ouve falar novamente na escravidão que estava praticamente extinta à centenas de anos, mas que tem vindo a ser utilizada, com fins de enriquecimento por parte dos donos das empresas. Existem pessoas por exemplo no Oriente e no continente sul-americano a serem exploradas por grandes sociedades de grande renome, para terem os mínimos de sobrevivência, e como disse à pouco para haver lucros extraordinários a fim de conseguirem aumentar as vendas e entrar em rivalidade com os seus principais oponentes a nível de comércio.

Vou apresentar uma notícia que é do ano de 2011, que fez correr muita tinta nos jornais trazendo bastante polémica, pois as marcas em questão são bastante famosas.

Sendo publicada pelo jornal de São Paulo.

«O MPF (Ministério Público Federal) denunciou, nesta semana, à Justiça Federal Americana (a 127 km de São Paulo) quatro pessoas acusadas de manter em condições análogas a de escravos 51 trabalhadores, 45 deles bolivianos. Os funcionários trabalhavam em uma confecção que produzia roupas para grifes como a espanhola Zara, dentre outras como Ecko, Gregory, Billabong, Brooksfield, Cobra d'Água e Tyrol.

O esquema foi descoberto em uma ação conjunta entre Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho em 2011. Os quatro foram denunciados pelos crimes de redução à condição análoga de escravidão e frustração de direito trabalhistas. Se condenados, as penas podem variar entre três e 10 anos de prisão.


No esquema, os trabalhadores eram mantidos alojados dentro da própria confecção, o que configura desrespeito às leis trabalhistas. Eles trabalhavam até 14 horas por dia e recebendo entre R$ 0,12 e R$ 0,20 por peça. Além disso, os trabalhadores ficavam três meses sem receber, logo que chegavam, para cobrir os custos da viagem. Eles eram mantidos dentro do local com portões fechados  com cadeado e não podiam sair sem autorização. Não havia contrato formal de trabalho e a denúncia também aponta as más condições de higiene e acomodação no alojamento.»

[pic 5][pic 6]

Outro aspecto a salientar é a grandeza do desemprego a nível mundial, que tem vindo a crescer de ano para ano, como é o exemplo da União Europeia. Este foco que está principalmente ligado à síntese de pobreza pode levar às pessoas por vezes a cometerem actos impensáveis, deixando que se aproveitem delas, para conseguirem levar os mínimos dos mínimos para casa, cometendo crimes como roubar para sobreviver, aumentando também assim o nível de criminalidade nas ruas e principalmente o medo entre os cidadãos. Muitas vezes se houve falar que pessoas idosas que  são assaltadas nas ruas por serem parcialmente indefesas, roubando-lhes objectos preciosos como ouro entre outros…

[pic 7]

[pic 8]

 

Será que se consegue baixar a taxa de desemprego a nível mundial? Será que as pessoas poderão de ter o poder de compra de outros tempos?

Podem existir inúmeras maneiras de isto acontecer, mas o passo mais importante que os governos e as empresas têm a fazer é definitivamente ajudar os cidadãos a terem um salário no final do mês, isto é oferendo mais oportunidades de trabalho à população, visto que o desemprego é uma das principais causas por exemplo de uma família “entrar para a zona da pobreza” isto é não ter rendimentos suficientes para a sua sobrevivência.

Relação com a matéria de Filosofia

Imaginemos agora, que um empresário investe numa empresa que possui, abrindo assim uma nova vaga de postos de trabalho. Investe cerca de 30.000 euros e consegue arranjar à população ativa daquela área de trabalho novos 50 postos, mas com tudo isto põe em causa todas as outras pessoas que já trabalhavam na empresa e que se caso este investimento corre-se mal, todos poderiam acabar desempregados ( trabalham cerca de 350 pessoas na empresa). Com o passar do tempo esta empresa começa a dar prejuízo pelos elevados custos que tem mensalmente, e todo aquele investimento, apenas serviu  para levar a empresa à falência, porque o dono não a  conseguiu gerir da melhor forma, acabando no final de contas cerca de 400 pessoas desempregadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (308.1 Kb)   docx (509.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com