TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Razão instrumental vs razão crítica

Por:   •  1/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 10

RAZÃO INSTRUMENTAL E A RAZÃO CRÍTICA

É preciso lembrar que a razão aqui tratada leva em consideração a sua formulação pelos pensadores iluministas por isso é preciso lembrar o contexto do iluminismo:

- avanço cientifico;

- pensamento antropocêntrico;

- pensamento voltado a liberdade do indivíduo;

 - e principalmente na crença no avanço cientifico e do progresso;    

- Em linhas gerais os iluministas acreditavam que os avanços com relação ao método cientifico o pensamento filosófico poderão levar a humanidade a um conhecimento da natureza e do próprio homem, o que geraria um bem estar social  e individual e  FELICIDADE.

- porém o inicio do sec. XX demostra que esse raciocínio dos iluministas apresenta problemas, as duas guerras mundiais mostraram claramente que homem pode usar a ciência e o conhecimento para outras finalidades, que não seja a felicidade, e isto não foi pensadas pelo iluminismo.

- Onde foi que a ciência foi usada para mal?? a ciência nas guerras foi usada para fazer bombas, aviões bombardeiros, tanques de guerra.... o conhecimento não levou a felicidade e ao progresso...

Neste contexto surge a escola de FRANKFURT que tiveram os principais pensadores

-adorno

- Horkeimer

- Benjamin        

-Marcuse

Em sua Dialética do Esclarecimento, os filósofos Adorno e Horkheimer, fundadores da chamada Escola de Frankfurt, criticaram a razão oriunda do Iluminismo, chamada por eles de RAZÃO INSTRUMENTAL,

Uma razão que era vista como libertação, mas na verdade era uma razão usada como um instrumento de dominação (ideologia- política e cientifica), uma razão que fez o mundo ser técnico e que reafirmava posições de poder.

Para esses filósofos, a razão instrumental teria, inclusive, atingido as obras de arte. A produção artística, que era para ser autônoma, passou a ser produzida na lógica de mercado.

Qual a proposta da escola de FRANKFURT??

- construção de uma teoria critica que rompesse com a razão instrumental, para de esta forma  revelar as relações de poder  e dominação que surgem por trás desses processos que acontecem todos os dias.

- Portanto a razão crítica vai analisar a finalidade do conhecimento produzido (quando cria tratamentos contra doenças muito graves, está pensando em enriquecer os poderosos da indústria farmacêutica ou a finalidade é a humanidade).

- em síntese: eles trabalharam para apresentar uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar a chamada “crise da razão”.

- uma outra característica bastante interessante da escola de Frankfurt é que eles fazem uma filosofia para além do academicismo, sempre procura fazer da sua teoria a prática; 

JUGER HABERMAS

Explicado a teoria crítica e suas características estamos mais confortáveis para falar de Juger Habermas de modo geral uma biografia

-Nasceu em 18 de junho de 1929, em Düsseldorf, na Alemanha.  Trabalhou de assistente de Theodor Adorno, entre 1956 e 1959, no Instituto de Pesquisas Sociais, da Universidade de Frankfurt.

  • É um filosofo da 2ª geração da Escola de Frankfurt (escola de Frankfurt releram Marx dando uma nova roupagem e conhecendo a obra  de marx esses filósofos criaram uma teoria que busca dar respostas para problemas na sociedade alemã;

-Habermas teve uma carreira universitária acompanhada por uma intensa participação nos movimentos sociais de sua época.

Agora vamos compreender um pouco do seu trabalho...

Grande contribuição para Teoria Crítica que é cultivada na escola de Frankfurt (analisar o papel da ideologia e propor transformações sociais).

O trabalho de Habermas é baseando tanto na Teoria quanto na pratica (teoria –pragmatismo) tem um movimento dialético;

Na questão teórica: ele vai criticar o positivismo cientifico (desenvolvimento da ciência como progressiva a sociedade).

A partir da crítica que Habermas vai propor tipos de ação (pragmatismo) para reverter prejuízos ocasionados pela ciência ao homem ao longo do sec xix e xx.

Para fazer isso a sua critica vai ater ao DIAGNOSTICO DO TEMPO : é preciso olhar o tempo histórico que você está escrevendo...

Nesse sentido olhando a filosofia e o seu desenvolvimento, sociologia e psicanalise ele vai perceber que existe uma herança do “paradigma da produção” – essa herança é um quadro referencial que foi usado por Marx e Weber

Karl marx- analisa o papel das forças produtivas no desenvolvimento humano, apostava que por meio do trabalho e desenvolvimento da técnica o homem poderia alcançar a sua emancipação. Desde que a burguesia não fosse a única detentora dos meios de produção. Socializar os meios de produção. O trabalho livaria o homem das suas condições de necessidade.

Weber -    ele olha diferente/ ele acha que o desenvolvimento da ciência, o desenvolvimento do capitalismo, weber vai perceber a existência de um espirito que traria aos homens sempre a busca por determinado fins, “ação racional com respeito a fins”, é a ação que busca sempre um resultado, esse resultado leva ao homem em uma prisão ideológica de utilitarismo. O homem vive em função de conquistar algo, o que acaba engolindo a sua efetividade. O homem moderno fica cada vez mais racionalizado. Jaula de ferro

Habermas- ele olhando para o passado sociológico vai dizer que o trabalho é essencial, mas não é determinante, o trabalho não explica todas as relações humanas que podemos construir.

______

Por isso a filosofia de Habermas é pragmática, pois propõe ações para corrigir equívocos sociais.

Nisso ele separa a sociedade em 2 esferas:

  1. Sistema: instituições voltadas a PRODUÇÃO

A ação dos indivíduos são estratégicas para atingir o sucesso individual

  1. Mundo da vida: momento da comunicação humana em que a “ação comunicativa” entre os homens  permitem harmonizar os seus interesses e estabelecer o que ele chama de consenso.

-Porem com o desenvolvimento do capitalismo houve uma colonização do mundo da vida pelo sistema, ou seja, a busca pelo sucesso colonizou e dominou a busca pela afetividade, tradições....

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (148.7 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com