TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República De Platão

Dissertações: A República De Platão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

REPÚBLICA DE PLATÃO

O livro República de Platão tem o poder de fascinar e de enfurecer. Poucas obras tem esse poder de discutir qualquer tipo de assunto que quiser, por exemplo, se devemos ouvir certo tipo de musicas ate se devemos censurar as artes, ou fala sobre justiça, sociedade, conhecimento, o que é autentico ou falso e ate o que devemos ensina para os nossos filhos.

Tratou-se do diálogo A República, escrito por Platão, o mais brilhante e conhecido discípulo de Sócrates. Platão nasceu em 428 A.C, na cidade de Atenas, considerado hoje o pai da filosofia, Platão na sua época, queria resolver os problemas de seu tempo. Durante os primeiro vinte três anos de vida de Platão, a guerra do Peloponeso enfurecia entre Atenas e sua vizinha Esparta. Platão observava como a democracia Ateniense era derrubada pelos aristocráticos, depois substituindo por ditadores, ate que voltasse ao poder novamente, uma constante em tudo isso, segundo Platão parecia ser brutalidade, corrupção, injustiça e a ambição. De qualquer forma ele acabaria na politica como o resto de sua rica família senão tivesse conhecido Sócrates.

Sócrates foi o primeiro grande filósofo grego que estabeleceram as bases do pensamento filosófico foi também mentor de Platão. O filósofo não deixou nada escrito para a posteridade e quase tudo que se sabe sobre suas ideias e sua personalidade vem das obras de Platão. Em uma das reuniões de Sócrates e seus discípulos incluindo Platão, Eles passaram a noite inteira, imaginando como seria lugar onde todos fosse homens honestos, justos e inteligentes este lugar ficou conhecido como “A República”. Nasci então primeira concepção de sociedade perfeita que se conhece. Assim Sócrates começa a fantasiar a primeira utopia na literatura ocidental. “Talvez eles possam encontra aquela boa pessoa com a melhor vida aqui, ele raciocina, pois afinal de contas a sociedade é apenas a alma em escala maior, aqueles apetites aninais tem se mantido em suas jaulas, razão e honras governarão a República tal como a alma bem doutrinada, todos terão um emprego para vida toda, e uma classe social de uma determinada cor, bronze para os trabalhadores, comerciante e artesão, prata para policias e soldados, ouro puro para os reis filósofos. Na república de Platão os filósofos reis prefeririam passa mais tempo pensado, mais o deve exige que o governe o estado, lassos maternais são proibidos porque pode diminuir a lealdade para com estado. As mães cuidarão dos bebes mais não sabem quais são seus filhos, o lugar de criança não é determinado por sexo ou raça mais puramente por inteligência, sendo assim, a filha de um fazendeiro poderá torna-se rainha filosofa. Para assegura que república se mantenha no caminho, permiti que as crianças escudarem somente contos heroicos e otimistas. Não será permitido musica agressiva ou coisas do tipo. Sócrates decreta, que qualquer poeta que se recusa a seque as regras será expulso da república”. Platão sentiu que nossos olhos nos traiam que ver não é necessariamente crer, procurando um modo certo de separa realidade de ilusão, sua solução foi à teoria das formas, à mais famosa historia da república alegoria da caverna.

“Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior, no interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali, e Firam de costas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com