TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SERVIDÃO MODERNA E HISTÓRIA DAS COISAS

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

CENTRO DE CIÊNCIA DA SAÚDE

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

KATIANE OLIVEIRA DA SILVA

SERVIDÃO MODERNA E HISTÓRIA DAS COISAS

Vitória

2014


-Servidão Moderna e História das Coisas – Questões

  1. Você admite um grau relativamente elevado de servidão em você mesmo?

Sim,nos tornamos refém da nossa própria escravidão.O capitalismo nos doma e influencia nas nossas  ações como por exemplo: muitas pessoas deixam de trabalhar pelo que realmente gosta para trabalhar naquilo que vem mais retorno(dinheiro),muitas vezes deixamos de escolher o que é bom para o nosso bem estar e escolhemos o que é bom financeiramente.

  1. Politicamente, o que há de se fazer com a figura real de 1 bilhão e 300 milhões de existentes que estão abaixo da condição de servil ou numa servilidade imediatamente destrutora?

Teria que mudar radicalmente esse ciclo vicioso, essa escravidão moderna. Para que tenha sucesso precisaria que essa população de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas parassem de consumir(coisa muito difícil de se acontecer),pois, o consumismo é a chave de tudo parando de comprar as empresas não degradam o meio ambiente,não poluem,não geram tóxicos e fazendo uma sociedade “construtora” e não “destrutora”.

  1. Em que esferas da vida concreta a servidão é “exemplar” e contundente?

Desde de nossa infância já sofremos a influencia da sociedade fazendo com que a nossa liberdade se sufoque.

  1. O que a desvinculação com a “terra” tem a ver com a generalização da servidão?

humano se desvincula do planeta quando mesmo sabendo o que está por trás do ciclo como, a destruição dos recursos naturais, ainda continuam cooperando.Sendo que na maioria das vezes compramos coisas que são desnecessárias e mesmo                                     assim continuamos a comprar sabendo de tudo o que está por trás, o ser humano compra o que é necessário para a “sociedade”,o que a sociedade impõe que é  moda e devemos comprar fazemos de tudo e compramos e alguns casos as pessoas compram com o ‘olho’.

  1. Qual o lugar real da “seta dourada” em sua via e qual a sua contribuição pessoal para que ela aumente?

O lugar real da ‘seta dourada’ está na mídia(propagandas,revistas,programas e etc...), no consumo diário,procuramos o prazer momentâneo(imediato) em coisas fúteis tais como comprando várias coisas desnecessária e de pouca durabilidade fazendo com que descartamos essas coisas o mais rápido e voltamos a comprar coisas ‘melhores’ aumentando o consumo e nos tornando uma nação de consumidores.Hoje em dia os fabricantes a cada mês/ano já fabricam coisas novas, vou dar um exemplo de celular até esses dias lançaram o sansumg galaxy s2 hoje já tem o s2,s3,s4 e s5 e a sociedade julga que o produto que você tem de pouco tempo já está ultrapassado e tem pessoas que vão no conceito e acabam descartando seu aparelho que ainda lhe serviria muito.

  1. Ao viver em comum e se conduzir diante dos outros(uma esfera da política), qual a “educação” que você “passa” para os outros, sobretudo para quem é “mais novo”?

Falaria que deveria se escolher um candidato que fosse fazer o bem para a população e não só para si próprio,pois, poderia muito bem esse candidato ajudar a sí e acabar com o governo, jamais vender o voto,votando em qualquer um pode trazer muitas conseqüências negativas no futuro, vote consciente.

  1. Se sua maneira de se conduzir, escolher, decidir, sentir, desejar e fazer(política pessoal com os outros) fosse universalizada, a “situação humana” no planeta seria pior ou melhor?(no outro extremo, se você fosse o “presidente do planeta”).

Penso que não conseguiria melhorar isso, então acho que seria pior.Posso até dar sugestões e minhas opiniões sobre o assunto mas, chegar a decidir por TODOS não sou capaz disso no momento e a humanidade tem que se conscientizar de tudo isso e o grande começo seria cada um fazer a sua parte.

  1. Politicamente, antropologicamente e eticamente, qual a diferença essencial entre “habitar numa jaula” e “morar num lar”?

Se refere à opressão pelo capitalismo que desenvolve-se em sua lógica de dominação absoluta e  pelo mundo que construímos coma força do trabalho, na prisão onde vivemos que leva consigo a miséria. Refere se a um mundo que não sentimos presos ao consumo e a inseguranças.

  1. Dado que ele existe mundialmente e é um problema geral, portanto, “problema político”, o que é “lixo”?

Problema político é uma questão de consciência.Todo aquele material que compramos sem necessidade e que sabemos que aquilo vai virar lixo.

  1. Politicamente, o que são “doenças de civilização”?

Desemprego,insegurança,exigências da ‘vida’,violência,a dinâmica das transformações sócias e dos valores,sociedade industrial,concorrência,o trabalho onde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (111.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com