TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sociologia Geral

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.582 Palavras (15 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 15

DECA CURSOS

NAIARA PEIXOTO RIBEIRO

Curso: Licenciatura em Sociologia (R2)

Disciplina: Sociologia

Tema: O surgimento da sociologia e suas principais teorias.

2) Crie um planejamento escolar para o Ensino Médio (10 aulas) com os objetivos gerais e específicos de cada assunto.

2014

  1. INTRODUÇÃO

O surgimento da analise da sociedade veio da Grécia antiga com os sofistas, que discutiam assuntos como politica, economia e sociedade. Já havia então uma preocupação com esses temas na sociedade.  

No século XIIIV é um século que teremos uma dupla revolução, a revolução industrial e a revolução Francesa.   A Revolução Francesa foi um marco na História Moderna da Civilização. Na época, a França era um país de extrema injustiça e desigualdade onde vigorava a lei do Antigo Regime. O rei governava com poderes absolutos e impunha impostos excessivos para os camponeses a fim de sustentar toda a nobreza e, além disso, o regime feudal impedia uma exploração eficiente da terra. Inevitavelmente, o nível de insatisfação popular foi tão grande que a manifestação, com seus ideais iluministas, gerou o fim da monarquia. (REVOLUÇÂO FRANCESA, 2011)

A Revolução Industrial trouxe a substituição da mão de obra humana por máquinas, fazendo com que apenas a minoria detentora dos meios de produção e do capital fosse beneficiada com isso. Como consequência desse sistema capitalista, inúmeros problemas surgiram, como: migração do homem do campo para a cidade fazendo com que houvesse um crescimento desordenado desta, sem nenhum tipo de estrutura básica; desemprego da maioria da população que não tinha qualificação para trabalhar com as máquinas; introdução do trabalho exploratório feminino e infantil; trabalhadores com jornadas extensas de trabalho e pouco salário; aumento da prostituição, fome, miséria, violência, suicídio fazendo surgir o proletariado.(GALVÊAS,s/d, apud SAZAKI, 2010)

Em um curto período de tempo a sociedade sofreu grandiosas mudanças em sua estrutura, nos costumes, forma de trabalho e hábitos de vida. A sociologia é uma ciência que nasce para descrever e compreender os processos sociais, e permitir uma adequação da ordem social. É uma ciência fruto da nova sociedade europeia que se formava, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de social e politico.

  1. AS PRINCIPAIS TEORIAS DA SOCIOLOGIA

Augusto Comte 

Considerado “pai da sociologia” esta dentro de um contexto que foi extremamente influenciado pelas ciências naturais, principalmente pela biologia. Via sociologia como uma ciência que visa abarcar a totalidade da historia humana. Desta Forma Comte adota a evolução teleológica evolucionista, determinando o ponto de maior e menos desenvolvimento.  O ponto de menor desenvolvimento seria toda sociedade que não apresentasse mesmas características da sociedade industrial europeia. O ponto de maior desenvolvimento era a sociedade europeia industrial. Comte era um ator eurocêntrico, identificando a Europa industrial como ponto mais desenvolvido.  Conte estabelece etapas de desenvolvimento da sociedade. A sociedade passaria de uma etapa metafisica para uma etapa cientifica racional. Comte determina que é função da sociologia: catalisar, acelerar, desenvolver o processo de evolução das sociedades humanas. Comte não concorda com a visão do conflito social. A palavra fundamental é a “ordem”, a evolução da sociedade deve respeitar a ordem natural da evolução da sociedade. Comte não concorda com revoluções, mudanças drásticas e não concorda com a participação das massas populares, portanto concorda com uma transformação, um  progresso dentro de uma ordem.  A Sociologia de Comte visa o ponto menos desenvolvido para um ponto mais desenvolvido, consequentemente Comte esta desenvolvendo uma ciência social positiva, O positivismo.

Émile Durkheim (1858-1917)

Durkheim – Continuador do trabalho de Comte, esta dentro da escola do positivismo. A primeira grande questão que Durkheim é como equiparar a sociologia as ciências naturais, afirmando que o que faltava para a sociologia era a objetividade. O Sociólogo não poderia não colocar na sua analise, na sua conclusão ou produto final do processo cientifico, a sua opinião. O conhecimento sociológico deveria ser um conhecimento objetivo . A sociologia não pode ter um caráter psicológico ou subjetivo.  O fato Social não depende da opinião do sociólogo e é caracterizado pela repetição, aonde encontramos em vários momentos dentro da sociedade. Para analisar o processo da sociedade Durkheim trabalha com a consciência coletiva, a sociedade não é so uma soma de partes, é além disso.  O conceito de solidariedade para Durkheim, é quando a sociedade so funciona quando  e suas varias partes, trabalham em conjunto e em prol de um objetivo comum, um objetivo social e não individual.  A solidariedade então, será dividida em dois grupos: Solidariedade mecânica –Seriam as sociedades mais primitivas sem uma grande diferenciação social - as diferentes funções exercidas entre os indivíduos eram intercambiáveis entre si. Durkheim afirma que esses grupos primitivos, os indivíduos sentiam-se mais parte do todo, conseguindo enxergar na visão mecanicista. Ao longo da evolução da sociedade deixamos para traz a solidariedade mecânica e chegamos na solidariedade orgânica. Uma sociedade marcada por um grande racionalismo que aumenta a divisão das funções sociais, criando funções cada vez mais especificas. Com isso veio a dificuldade do individuo de se ver como parte de um todo parte da sociedade gerando uma tensão social. A solidariedade orgânica exige uma serie de padrões comportamentais do individuo, levando uma leitura equivocada do todo em que a sociedade exige mais do que o individuo pode ofertar criando o Fato Social Anômico ou Patológico, um fato que prejudica o funcionamento da sociedade.  O suicídio Egotico ocorre quando o individuo se sente superior a sociedade. O suicídio altruísta, o individuo bem socializado, abre mão da própria vida pelo cumprimento da sua função social.  O suicídio Anomico ou patológico o individuo se sente inferior a sociedade, que so acontece a partir da transformação da solidariedade mecânica para a orgânica.  Para Durkheim então, seria necessário desenvolver uma nova consciência coletiva, que permitisse que os indivíduos entendessem como fazer parte dessa sociedade sem questionar e sem se sentir oprimido e acabar optando pelo suicídio.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com