TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Suma Teológica

Por:   •  23/6/2022  •  Resenha  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Suma Teológica

A Suma Teológica foi uma obra muito importante, ela esteve no altar ao lado da bíblia no Concilio de Trento no século XVI, durante as reformas religiosas. São Tomás de Aquino cristianizou as ideias de Aristóteles. Aristóteles gerou no seu estudo 4 causas, onde todas as coisas que estão ao nosso redor tem uma causa, porém ele não fala de Deus. São Tomás de Aquino se baseia na ideia de Aristóteles para chegar a conclusão da existência de Deus. Ele desenvolveu uma forma de explicar a existência de Deus através das cinco vias, não por razoes religiosas ou teológicas, mas por motivos racionais, usando a metafísica e a lógica.

1° via (Motor – A prova pelo movimento): Se regredirmos para compreendermos o movimento das coisas, chegaremos ao primeiro motor, que é Deus. São Tomás de Aquino usa a seguinte expressão: Uma flecha não pode atingir o alvo sem que o arqueiro a dispare, algo é capaz de gerar esse movimento, um motor por traz de tudo, que gera o movimento da vida.

2° via (Causa eficiente): se regredirmos para compreender o motivo e a eficiência das coisas, chegaremos a primeira causa, que é Deus. Uma causa depende da outra e chegara a um ponto onde alguém não irá depende de ninguém, alguém que crie o efeito sem ser efeito de outra causa, seria uma causa não causada, a primeira causa de tudo, que é Deus.

3° via (A prova pelo ser necessário – Contingente necessário):

Contingente: É aquele ser que existe, mas poderia não existir, porque não tem em si mesmo a razão da sua existência.

Necessário: É o ser que não poderia não existir, pois tem em si a razão absoluta da sua existência. A prova é que, chegaremos a alguém que é necessário sem ser contingente, alguém que tem tudo para ajudar os outros e não precisa da ajuda de ninguém, sendo perfeito e tendo todas as coisas nele.

4° via (Graus de perfeição): Precisamos ter um parâmetro maior para compararmos as coisas, como maior ou menor, forte ou fraco, um ponto de comparação que deve ser maior que tudo que podemos comparar a ele, onde seria o máximo da perfeição, que é Deus.

5° via (Governo supremo ou finalidade do ser): A quinta via fala da questão da ordem e finalidade que a suprema inteligência governa todas as coisa dispondo-as de forma organizada racionalmente, o que evidencia a intenção da existência de cada ser. Existe uma finalidade de existirmos e vivermos, por isso, a vida não pode acabar após a morte, há uma busca por um ser supremo. O governo supremo que nos da a finalidade de existirmos, vem de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (34.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com