TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Universidade e Ciência

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

  Avaliação a Distância

   

Disciplina: Universidade e Ciência

Curso: Engenharia Civil

Professora Dra. Conceição Aparecida Kindermann

Nome do aluno: Fernanda Verzbickas das Costa                

Data: 21/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

Segundo Meurer (2010), o discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições; o texto é a realização linguística na qual se manifesta o discurso. Enquanto o texto é uma entidade física, a produção linguística de um ou mais indivíduos, o discurso é o conjunto de princípios, valores e significados 'por trás' do texto. Todo discurso é investido de ideologias, isto é, maneiras específicas de conceber a realidade.

Disponível em: .

Data de acesso: 06/10/2014.

Com base nessas informações, leia o texto a seguir e responda: Qual(is) discurso(s) permeia(m) essa charge? Justifique sua resposta de forma argumentativa.

Obs. Sua resposta deve ser em forma de um texto argumentativo, em torno de 7 a 10 linhas.

[pic 4]

Disponível em: data de acesso: 05/04/2015

Resposta

        Nesta charge observa-se o uso de discurso direto, pois o personagem se expressa utilizando suas próprias palavras no seu tipo de linguagem, no caso, informal. Através apenas da fala do personagem é possível entender suas reações e personalidade, sem ajuda de um narrador. “Se a polícia parar, a gente diz que...” já sabemos que o personagem não está cumprindo com a lei, ou seja, é infrator, “malandro”. Relacionando a imagem com a fala do personagem, entende-se também que ele possa ser desprovido de ensino básico ou com bom senso de humor, pois ele relaciona células-tronco com o tronco de árvores cortadas. Concluindo, o discurso é direto devido a fala direta e clara do personagem, sem uso de narrador-observador.

Questão 2 (3,0 pontos)

Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas no texto abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:

Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.

[pic 5]

Disponível em: . Data de acesso: 05/04/2015

Pressuposto(1): Aumenta o desmatamento na Amazônia porque mais árvores são cortadas, como se pode ver na imagem, assim como existem pessoas que obtém renda através deste ato ilegal.

Pressuposto(2): O saldo da conta bancária do personagem também aumentou porque com maior desmatamento, maior o uso dos serviços dele. Assim, o seu salário e o desmatamento são diretamente proporcionais.

Subentendido: O ato de desmatar é ilegal nesta circunstância, pois a expressão facial do personagem nos faz entender que ele está agindo fora da lei e se beneficiando com isso. Fica subentendido também que o desmatamento causa problemas ambientais, mas fornece renda a algumas pessoas.

Questão 3 (2,0 pontos)

Leia atentamente o texto que segue. Trata-se da representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente.

Gerente: — Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo.

Cliente: — Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente: — Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O Senhor é nosso Cliente?

Cliente: — Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente: — Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

Bortoni-Ricardo. S. M. Educação em língua materna.

São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).

Quando você estudou sobre a linguagem, mais especificamente sobre as variações de registro, certamente lhe ficou claro que o que determina a escolha de uma e não de outra variedade é a situação concreta de comunicação. A propósito disso, pode-se dizer que usar a linguagem adequada implica também saber usar o nível de linguagem ideal para cada contexto comunicativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (421.2 Kb)   docx (488 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com