TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida de Cristo e Espiritualidade

Por:   •  26/11/2022  •  Resenha  •  3.602 Palavras (15 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

 EZEQUIEL RODRIGUES

PAPER: Vida de Cristo e Espiritualidade

ABELARDO LUZ

20222

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

EZEQUIEL RODRIGUES

PAPER: Vida de Cristo e Espiritualidade

Trabalho apresentado à disciplina Vida de Cristo e Espiritualidade do curso Livre em Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, como requisito parcial para conclusão da disciplina.

ABELARDO LUZ

2022

Sumário

Introdução                                                                                       4

Capítulo 1 - Análise da Doutrina de Jesus Cristo e o Jesus Histórico                       5

Capítulo 2 - Jesus, o Evangelho e A Ação Transformadora de Jesus                6

Capítulo 3 - O Evangelho Segundo Jesus                                               7

Capítulo 4 - A Autoridade de Jesus e as Situações Problemáticas e de Crise   8

Capítulo 5 - Jesus e a Arte de Treinar Líderes                                        11

Conclusão                                                                                12

Bibliografia                                                                                13

Introdução

Sobre a Vida de Cristo e Espiritualidade aprende-se que Jesus Cristo é o cumprimento de todas as profecias e promessas do antigo testamento. Sabe-se também que Jesus é a segunda pessoa da Trindade divina que se encarnou. Jesus Cristo era humano e também divino. Assim como os demais homens Jesus era constituído de forma tríplice, ou seja um espírito, uma alma e um corpo. Tudo o que Deus é pode ser encontrado na pessoa de Jesus Cristo.

O estudo da Vida e Espiritualidade de Cristo revela que Ele é a perfeita, plena e exata imagem da divindade.

1 Análise da Doutrina de Jesus Cristo e o Jesus Histórico

A doutrina de Jesus Cristo ou Cristologia1 compreende o relacionamento das duas naturezas, 100% Deus e 100% Homem que designam os atributos de Jesus Cristo. Jesus é Seu nome humano, cujo significado1 está relacionado à Sua missão de salvar-nos conforme explícito no Livro de Mateus 1:18: “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Mateus 1:18”

1 Cristologia é o estudo sobre Cristo; é uma parte da teologia cristã que estuda e define a natureza de Jesus, a doutrina da pessoa e da obra de Jesus Cristo, com uma particular atenção à relação com Deus, às origens, ao modo de vida de Jesus de Nazaré, visto que estas origens e o papel dentro da doutrina de salvação tem sido objeto de estudo e discussão desde os primórdios do Cristianismo. Em 12/11/2013 http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristologia

2 Novo Comentário Bíblico Novo Testamento, Editora Central Gospel página 543, Editores Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen, H. Wayne House 1 ª edição; Janeiro / 2010 2ª reimpressão.

Cristo2 é designação de seu ofício: ele é Ungido – por Deus – para ser rei, profeta e sumo sacerdote. A combinação de nome e título é rara nos Evangelhos ( ocorrendo apenas cinco vezes) porque Jesus ainda estava no processo de revelar-se como o Cristo. Uma vez reconhecido isso por Seus seguidores, a combinação passa a ser usada copiosamente no livro de Atos e nas epístolas para expressar a crença de que Jesus é o Cristo, o Messias prometido. Paulo usa a forma combinada no início de Colossenses para indicar o tema de sua carta: a supremacia de Jesus Cristo.

É sabido que o pecado teve origem em um ato único de desobediência; todavia, em consequência, todos os seres humanos foram apenados, inclusive a natureza foi envolvida nessa queda Adâmica. O resgate da humanidade só poderia ser efetivado mediante o amor do Pai eterno, o Deus Altíssimo, através de Seu Filho Unigênito “ O Messias” prometido nas Escrituras, Jesus Cristo nosso Senhor conforme o evangelho de João 3:16:“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” A concepção de Jesus foi sobrenatural, mas seu nascimento natural. Vale ressaltar que além de que os quatros evangelhos são a biografia de Jesus os quais apresentam sobre quatro ângulos oculares diferentes, isso se explica por existirem naquele tempo quatro classes sociais de povos, sendo Judeus, Romanos, Gregos e Cristãos, naquela época o Cidério era dividido em Sumo Sacerdotes, Anciãos e Escribas. 6

2. Jesus Apresenta o Evangelho e Sua Ação Transformadora

Este capítulo relata que Jesus não só demonstrou equilíbrio humano sem suas pregações e ensinamentos como também por sua própria vida, deixando como herança à humanidade o registro dos acontecimentos de sua vida a qual foi marcada por um bom senso e realismo, ser realista e não espiritualizar aquilo que é físico e humano, bem como humanizar o que é essencialmente espiritual.

Para compreender a mensagem que Cristo veio nos entregar pessoalmente por meio de sua vida, é preciso entender que os quatros registros acerca de sua vida tem características particulares inerentes à especificidade de cada povo, por esse motivo o Evangelho de Mateus foi escrito para os Judeus, o Evangelhos de Marcos para os Romanos, o Evangelho de Lucas para os Gregos e o Evangelho de João para os Cristãos.

As curas sempre constituíram um componente essencial para o ministério de Jesus, pois toda cura revelava o quanto Ele valorizava a alma do ser humano. Jesus desenvolveu um ministério tríplice: Pregação, Ensino e Cura e as características do seu método de ensino eram: simplicidade, ilustrações, autoridade e perguntas. Sempre comunicando a misericórdia de Deus e sua divindade através de milagres, curas, libertações, operações de milagres e maravilhas. 7

3. O Evangelho Segundo Jesus

Os Quatro Evangelhos do Novo Testamento3 apresentam-se segundo propósitos de alcançar sua compreensão a cada povo vejamos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com