TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Violência, Direito e Corrupção Sobre a Perspectiva de Espinosa

Por:   •  27/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

Violência, Direito e Corrupção sobre a Perspectiva de Espinosa

“O homem é, naturalmente, inimigo de seu semelhante. É por essa razão é que há sedições entre os grupos. Ninguém defende os interesses dos outros senão enquanto acredita, assim, defender os seus próprios interesses”. (ESPINOSA, Barauch de. Tratado Político. São Paulo: Martins Fontes, 2009, pg. 31)*.

O indivíduo é movido com base no seu interesse próprio, sempre em busca de uma qualidade de vida melhor seja para si ou o próximo. O indivíduo capaz de pensar em si mesmo, e se colocar no lugar do outro antes de tomar atitudes, as vezes deixar em segundo plano suas vontades em prol do outro, a doação do seu tempo e energia para ajudar sem pedir nada em troca, o que chamamos de altruísmo, está longe de ser uma realidade em montante na atualidade.

Isso não quer dizer que não exista ou nunca existiu pessoas altruísta, podemos citar grande nomes, conhecidos por essas atitudes como Santa Teresa de Calcutá pelas inúmeros obras de caridade e a luta contra o abandono daqueles que eram ignorados pela sociedade. Nelson Mandela, que lutou contra o apartheid, o regime mais cruel que a humanidade já presenciou.

O egoísmo e o altruísmos não andam juntos, muitos que praticaram o altruísmo, acabaram mortos, podemos citar o maior altruísta de todos Jesus, que muito se dedicou e nada ganhou, a não ser a morte. A pessoa que busca ser altruísta, precisa se livrar de todo sentimento e pensamento egoísta ou não o estará praticando.

Referência

STEINER, Philippe. Altruísmo, Dons e Trocas Simbólicas: Abordagens sociológicas da troca. Disponível em: https://www.fclar.unesp.br/Home/Instituicao/Administracao/DivisaoTecnicaAcademica/ApoioaoEnsino/LaboratorioEditorial/serie-temas-em-sociologia-n9---e-book.pdf Acesso em 11/11/2022.

GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. Trad.: Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DARWIN, Charles. A origem das espécies. Trad.: John Green. São Paulo: Martin Claret, 2006.

GOULD, Stephen Jay. A falsa medida do homem. Trad.: Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PINHEIRO, Jorge Luiz Abrantes. A EVOLUÇÃO DO ALTRUÍSMO E DO SENSO MORAL. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/15534/1/Diss%20Jorge.pdf Acesso em 11/11/2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (72.2 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com