TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A apologia de Sócrates é a defesa de Sócrates em seu próprio julgamento

Por:   •  8/4/2015  •  Resenha  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

A apologia de Sócrates é a defesa de Sócrates em seu próprio julgamento.

Num determinado momento em Atenas ele foi acusado de perverter a juventude e também de não acreditar nos deuses da cidade e introduzir novos cultos (a outros deuses). Há muito tempo, Sócrates vinha incomodando muitas pessoas importantes na cidade, tinha muitos inimigos. Anteriormente já havia recebido ordens para parar de filosofar e quase foi punido e só escapou de ser punido porque, aqueles que o iriam puní-lo, saíram do poder e assim ele escapou, porém desta vez ele foi processado e levado aos tribunais.

Em seu discurso de defesa, Sócrates aparece logo com uma proposta que vai causar um grande debate e que iria entrar pra história:

Sócrates inicia sua defesa dizendo aos Atenienses que "muita gente" estava ali com o seguinte objetivo de persuadi-los, convence-los com discursos adornados e esclarece que nada vai implorar e diz:

"A minha narrativa vai ser exatamente o que aconteceu, eu não vou fazer apelos emocionais e falarei a verdade e depois voces me julguem."

Muita gente naquela época, quando iam defender-se, levavam amigos, parentes para ajudá-los na defesa, mas Sócrates disse não precisar usar destes recursos pois o que ele trazia pra sua defesa era apenas a verdade e a justiça.Dizia:não vou mentir, não vou enganar com apelos emocionais e voces fiquem á vontade para me inocentar ou condenar-me. Ele põe a sua vida em jogo em nome da verdade.Diz que com certeza ninguém ali esperava outra coisa senão a justiça e a verdade e quando fala "Considerai o seguinte e prestai atenção a isto:se o que eu digo é justo ou não.Essa de fato, é a verdade do juiz ou do orador: dizer a verdade.

Quando começa sua defesa, Sócrates começa afirmando: O que eu percebo é que existe um estranhamento com a minha pessoa, me acusaram falsamente, criaram pra mim uma reputação que não condiz com a verdade e vos persuadiram. Falaram coisas de mim e voces foram influenciados por eles pois ereis ainda crianças;coisas que não são verdades, coisas que não sou e não havia ninguem que me defendesse .

Aristófanes zomba de mim e voces são igualmente influenciados por ele; por isto quantos por inveja ou calúnia, vos persuadiram e os que foram convencidos, persuadiram outros e agora não é possivel traze-los aqui, nem refutar nenhum deles, mas devo eu mesmo me defender.

uns me acusaram recentemente, já outros já há muito tempo atrás e devo me defender de ambos e procurar remover das vossas mentes a má opinião que voces tem de mim durante tanto tempo. sei que muito dificil e se conseguisse sei que seria de proveito pra mim e pra voces; mas, seja o que deus quiser agora é preciso obedecer a lei e me defender.

mas a inicio da acusação,a calúnia contra mim no qual meleto move este processo contra mim teve inicio a partir da acusação que eu investigo as coisas terrenas e as celestes, , e tornando mais forte a razão mais débil, e que eu ensinava isso aos outros e isto já vistes, na comédia de aristofanes,,,mas de onde vieram essas calúnias?veio da fama de eu, socrates ser o mais sabio. vou explicar-lhes de onde veio a fama de eu ser o mais sábio: Meu amigo Querofantes meu amigo desde de jovem, certa vez foi até o Deus de Delfos e perguntou ao o Oráculo se havia alguém mais sábio do que eu e a Pitonisa lhe respondeu que não havia ninguem mais sábio do que eu e sabemos que ele , o deus sempre respondia com enígmas.

A partir disso, busquei interpretar a resposta do oráculo e assim resolvi procurar os sabios, discutir com eles e provar que eu não sou mais sábio do que eles, pois nem mesmo eu acreditava nisso. Ao interroga-los a respeito "de coisas", socrates percebe que ele não sabe as respostas, mas percebe que os "sabios" também não sabiam nada.

Socrates notou as contradições destes sabios e cheguei a conclusão de que "eles não sabiam nada e ainda não sabiam que nada sabiam"; ou seja, verdade não haviam neles. Os sábios preocupavam-se mais com a estética do discurso do que o que discurso tinha de verdade. Não sabiam nada e nem tinham consciencia que nada sabiam.

Então, eis aqui a sabedoria de socrates: ele tinha consciencia de que nada sabia, mas aqueles sabios nem isso!

Então Socrates pensa:porque o oraculo quis dizer isso?

socrates conclui com as palavras do sabio é que a sabedoria tem pouco mérito humano e queria mostrar a fragilidade do conhecimento humano. o máximo que o sábio pode fazer é reconhecer a sua ignorancia e buscar o conhecimento da verdade sem nunca alcançá-la. O sábio tem que dedicar sua vida a buscá-la.

Quando socrates criticou os sofistas por estes cobrarem prar ensinar; pois ele dizia que se eles não dtem a sabedoria, como pode cobrar para ensinar, ou seja eles não detinham o conhecimento e então não poderiam vender aquilo que não possuiam. Socreates denunciava a presunção dos sofistas, dos considerados sabios, ele fazia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com