TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A definição, origem e nascimento da filosofia

Resenha: A definição, origem e nascimento da filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  Resenha  •  5.284 Palavras (22 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 22

Diferentes épocas, diferentes homens - Definição, origem e o nascimento da filosofia

A compreensão do ser humano via Antropologia Filosófica

O legado da filosofia grega para o ocidente europeu:

• A idéia de que a Natureza opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais;

• A idéia de que essas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento, isto é, não são mistérios;

• A idéia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis(função lógica);

• A idéia de que as práticas humanas( ação moral, política, as técnicas e as artes) dependem da vontade livre, da discussão e deliberação dos próprios homens, conforme códigos de valores por eles mesmos estabelecido;

• A diferença entre o necesssário e o contingente;

• A idéia de que os seres humanos não agem nem vivem cegamente, mas criam valores e determinam um sentido a suas vidas.

Nascimento da filosofia

A filosofia nasce no séc.VI a.C., nas colônias gregas da ásia menor(Jônia) e como uma cosmologia, isto é, como conhecimento racional da ordem do mundo. Estudos recentes demonstram que a cultura grega foi profundamente influenciada por culturas orientais mais avançadas e pela herança das civilizações que a antecederam. Assim:

1 - Antropomorfizaram os mitos;

2 - transformaram em ciência os elementos de uma sabedoria prática para o uso direto da vida;

3 - inventaram a política, isto é, instituiram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; separaram a autoridade pública da autoridade do chefe de família, político-militar e religiosa, criaram a idéia de lei e justiça como expressões da vontade coletiva pública.

O que é um MITO?

• Uma narrativa sobre a origem de algo( dos astros, Terra, homens, plantas, animais, fogo, água, do bem, do mal, da saúde, da doença, das guerras, do poder, etc). Vem do grego mythos e deriva de dois verbos: mytheyo( contar, narrar, falar alguma coisa para outros) e mytheo (conversar, contar, anunciar, nomear, designar). Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra. É feita em público, baseada na confiabilidade do narrador, que testemunhou os fatos narrados, ou ouviu pessoalmente de quem testemunhou.

O mito narra a origem do mundo e das coisas de 3 maneiras principais:

1 - Encontrando o pai e a mãe das coisas e dos seres. O que existe decorre de relações sexuais entre forças divinas pessoais. Assim são gerados os deuses:

 Titãs (seres semi-humanos e semi-divinos);

 Heróis (filhos de um deus com uma mulher, ou de uma deusa com um homem)

 os humanos, metais, plantas, qualidades(quente-frio,feio-bonito, certo-errado, etc)

A narração da origem é uma genealogia. Ex.: o nascimento do deus Eros(Cupido)p. 29

2 - Encontrando uma rivalidade ou uma aliança entre os deuses que faz surgir alguma coisa no mundo. Ex. A guerra de Tróia, narrada pelo poeta Homero, na Ilíada.

3 - Encontrando as recompensas e os castigos dados pelos deuses a quem os obedece ou desobedece. Ex.: narração do uso do fogo pelos homens. Castigo de prometeu e castigo dos homens(Pandora-os males do mundo)

Diferenças entre filosofia e mito

Mito Filosofia

1.-Pretendia narrar como eram as coisas no passado longínquo e imemorial Preocupa-se em explicar como e por que as coisas são como são na totalidade do tempo.

2.-Narrava a origem através de genealogias e rivalidades ou alianças entre forças divinas sobrenaturais e personalizadas Explica a produção natural das coisas por elementos e causas naturais e impessoais.

3.-Não se importava com contradições, com o fabuloso e o imcompreensível, sendo estes traços da própria narrativa, e caracteríscas da autoridade religiosa do narrador. Não admite contradições lógicas, fabulação e coisas incompreensíveis, mas exige que a explicação seja coerente, lógica e racional. A autoridade vem da razão e não da pessoa.

Cap.3 - Os períodos da filosofia grega

1.- Período pré-socrático ou cosmológico. Final do séc. VII ao final do séc. V a.C. Preocupação com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.

2.- Período socrático ou antropológico. Final do séc.V e todo o séc. IV a.C. Investiga as questões humanas.(a ética, a política, as técnicas, em grego antropos = homem)

3.- Período sistemático. Final do séc. IV ao final do séc. III a. C. Reunião e sistematização de tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia. Tudo pode ser pensado sob um crivo lógico.

4.- Período helenístico ou greco-romano. Final do séc. III a.C. até o séc. VI d.C. Este período já alcança Roma e os primeiros padres da igreja e se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano, das relações entre o homem e a natureza e de ambos com Deus.

Filosofia grega Período pré~socrático ou cosmológico

Os principais filósofos pré-socráticos foram:

• filósofos da Escola Jônica: Tales de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Anaximandro de Mileto e Heráclito de Éfeso;

• filósofos da Escola Itálica: Pitágoras de Samos, Filolau de Crotona e Árquitas de Tarento;

• filósofos da Escola Eleata: Parmênides de Eléia e Zenão de Eléia;

• filósofos da Escola da Pluralidade: Empédocles de Agrigento, Anaxágoras de Clazômena, Leucipo de Abdera e Demócrito de Abdera.

As principais características da cosmologia são:

 É uma explicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com