TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitude filosófica e a origem da Filosofia

Seminário: Atitude filosófica e a origem da Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  720 Visualizações

FILOSOFIA

Aula-tema 01: Atitude filosófica e a origem da Filosofia

Resposta 1

C) A televisão se transformou na “caverna moderna” por aprisionar os homens nas sombras, apartados do mundo real.

Muitas pessoas abrem mão de viver a vida real absorvendo passivamente a “realidade” trazida para dentro de suas casas pela televisão em substituição ao mundo verdadeiro.

A casa que vivemos hoje pode ser comparada à caverna de Platão. E nosso mundo das sombras agora é projetado pelos aparelhos de televisão.

Resposta 2

C) O grito

Resposta 3

A) I e II.

A educação grega se distinguia da educação da maioria dos povos que a antecederam por considerar a razão como instrumento a serviço do próprio homem.

A filosofia era ensinada na Grécia e abrangia os mais diversos tipos de conhecimento, que se estendia pela matemática, astronomia, física, biologia, ética, entre outros

Resposta 4

E) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

Resposta 5

B) I e III estão corretas

No sentido de estar na origem, de ser inseparável, de fazer parte da essência. Por ser intransigente, não aceitar divergências, por apresentar radicalismo de propósitos.

Por ser um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo, indagando como é possível o próprio pensamento. É pensar sobre o pensar para conhecer-se a si mesmo.

Resposta 6

B) III e IV.

Se configura como uma investigação sistemática, científica, com fundamentação teórica e crítica, questionando os conhecimentos e as práticas relacionadas a tais conhecimentos.

É um saber que se ocupa com as causas e condições do conhecimento para que se estabeleça como racional, sistemático e verdadeiro

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com