TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Nas Entrelinhas - A Origem Da Filosofia

Monografias: Filosofia Nas Entrelinhas - A Origem Da Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  7.451 Visualizações

Página 1 de 3

Filosofia Nas Entrelinhas – A Origem da Filosofia

Eixo Temático: O Nascimento da Filosofia

Problematização:

1 - Quando surgiu? 2 - Tales de Mileto 3 – Cosmologia 4 – Cultura 5 - Mitologia Grega e 6 - Politica

Desenvolvimento:

1 – (Palavra grega composta de Philo e Sophia. Philo quer dizer ‘’aquele que tem um sentido amigável’’, Sophia quer dizer ‘’Sabedoria’’)

Atribui ao filosofo Pitágoras Samos a invenção da palavra FILOSOFIA. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

2 - Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.E seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.

3 – (Palavra composta de cosmo que significa ‘’a ordem e organização do mundo’’ ou ‘’pensamento nacional, discurso nacional, conhecimento’’)

A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do universo, sendo a primeira expressão filosófica apresentada no Período pré-socrático ou cosmológico. Suas principais características são: a substituição da explicação da origem e transformação da natureza através de mitos e divindades por explicações racionais que identificam as causas de tais alterações, defende a criação do mundo a partir de um princípio natural e que a natureza cria seres mortais a partir de sua imortalidade.

4 – Cultura (do latim colere, que significa cultivar) é um conceito de várias acepções, sendo a mais corrente a definição genérica formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”

5 - É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia, de Homero, escritas no séc. VIII a.C. Há uma divisão na categoria de deuses: deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, este por sua vez se divide em várias classes. Dentre as classes dos deuses, está a classe A superior, encabeçada por Zeus (governante de todos os deuses).

6 – Palavras originadas do grego polis que significa ‘’cidade organizada por leis e instituições

Reflexão Critica

A filosofia atribui-se ao filosofo Pitágoras de Santos a invenção da palavra FILOSOFIA e Tales é apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica, A cosmologia surgiu como a parte da filosofia que estuda a estrutura, a evolução e composição do Universo. Em relação a mitologia grega ela tem suas ’’ideias principais’’ ou principais fontes baseadas na teogonia. A palavra politica é originada da língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com