TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORIGEM DA FILOSOFIA

Pesquisas Acadêmicas: A ORIGEM DA FILOSOFIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  5.617 Visualizações

Página 1 de 3

CAP. 1 – A ORIGEM DA FILOSOFIA

1) O QUE QUER DIZER PHILOSOPHIA? A QUEM SE ATRIBUIU A INVENÇÃO DESSA PALAVRA? R: Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, sophia quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio. Atribuiu-se ao filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V ou C)

2) O QUE MOVEU ALGUNS GREGOS A FILOSOFAR? R: Através da insatisfação e do espanto, eles começaram a ver as coisas pela razão e perceberam que esta poderia ser conhecida por todos, transmitida e ensinada.

5) QUE É TENDÊNCIA A RACIONALIDADE? R: Significa que a razão humana ou o pensamento é a condição de todo conhecimento verdadeiro e por isso mesmo a própria razão ou o próprio pensamento deve conhecer às leis, regras, princípios e normas de suas aceleração de seu exercício correto.

11) RESUMA OS PRINCIPAIS LEGADOS DA FILOSOFIA GREGA PARA O PENSAMENTO OCIDENTAL: R: Tendência à racionalidade: recusa de explicações preestabelecidas; tendência à argumentação e ao debate para oferecer respostas conclusivas para as questões; capacidade de generalização e capacidade de diferenciação, isto é, de mostrar que fatos ou coisas que aparecem como iguais ou semelhantes são na verdade diferentes quando examinados pelo pensamento ou razão.

CAP.2 – O NASCIMENTO DA FILOSOFIA

1) QUE PERGUNTAS FIZERAM OS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS? R: Os primeiros filósofos, os pré-socráticos dedicavam-se a um conjunto de indagações principais: “por que e como as coisas existem”?, “o que é o mundo”?, “qual a origem da natureza e quais as causas de suas transformação”?. Essas indagações colocavam no centro a pergunta: “o que são as coisas”?. Pouco a pouco essa pergunta passou a ser assim formulada: “o que é o ser”?

6) O QUE É MITO? PORQUE MERECIA CONFIANÇA E ERA INQUESTIONÁVEL? R: O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las. Porque é sagrada vem de uma revelação divina.

7) QUAIS AS MANEIRAS PELAS QUAIS O MITO NARRA A ORIGEM DAS COISAS? R: O mito narra a origem das coisas por meio de lutas, alianças e relações sexuais entre forças sobrenaturais que governam o mundo e o destino dos homens. Visto que os mitos sobre a origem do mundo são genealogias, diz-se cosmogonias e teogonias.

9) QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FILOSOFIA E MITO? R: Podemos apontar uma das mais importantes: 1-O mito pretendia narras como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e porque, no passado, no presente e futuro, as coisas são como são.

CAP. 3 – CAMPOS DE INVESTIGAÇÕES DA FILOSOFIA

3) O QUE É KINESIS OU DEVIR? PORQUE ESSA IDEIA É CENTRAL NO PENSAMENTO PRÉ-SOCRATICO? R: Kinesis significa movimento, isto é todos os seres existentes se movem ou são movidos por outros seres e o mundo esta em movimento ou transformação permanentes. Devir é, portanto, a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com