TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre ética e moral

Artigo: A diferença entre ética e moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Artigo  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

A ética vem do grego ethos que quer dizer “modo de ser”, ou “caráter”, enquanto maneira de vida que o homem adquire ou conquista, para ser ético é preciso ter princípios e não mandamentos. É necessário ser justo. Porém, como ser justo? Ou como agir de forma a garantir o bem a todos? Não há uma resposta predefinida, mas é preciso compreender que não existem normas acabadas. A ética é um eterno pensar, refletir, construir. Cabe a ética na ação e não no discurso, a ética ela busca a repetição dos atos que faz com que isto se torne um hábito, moldando o caráter para o bem ou para o mal .

A ética se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que são duas coisas diferentes, considerando-se que ética significa a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, um exemplo é a ética profissional, ou seja, sua profissão indica o modo de ser ou o seu caráter perante aos seus pacientes e a sociedade

Já a Moral, sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive, a moral é do ser humano ou ele tem ou não, e ambos significam “respeitar e venerar a vida” em sociedade afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas voluntariamente, seria um sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com