TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A obra de arte na era de sua reprodutividade técnica de 1935

Por:   •  11/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna: Camilla Emanuelle Pires - Filosofia

“Em seu texto A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica de 1935, Walter Benjamin analisa as alterações provocadas pelas novas técnicas de produção artística (fotografia e cinema) na esfera da cultura. Benjamin analisa de qual forma as possibilidades trazidas por essas técnicas, em especial, a reprodutibilidade das obras de arte, provocam alterações na produção e recepção da obra de arte e redimensionam o papel desta na sociedade. O principal elemento de seu texto é a tese de a reprodutibilidade técnica provocar a superação do caráter aurático da obra de arte. A autenticidade e unicidade dão lugar à existência serial e à natureza aberta e fragmentária da obra de arte” (Bráulio Santos Rabelo de Araújo).

Conforme a citação acima, que explica algumas teorias de W. Benjamin que estudamos, dê dois exemplos de obras de arte que apresentariam aura e dois exemplos de obras sem aura (não esqueça de mencionar o teatro!). Justifique sua resposta com um texto breve, sem esquecer de abordar a questão da reprodução técnica da arte.

A cada dia que passa estamos mais reféns da reprodutibilidade técnica. Tudo se tornou fácil e acessível, e essas mudanças vieram para melhorar nossas vidas, facilitar o nosso dia a dia.

Por exemplo as obras de arte, elas nasceram para ser únicas e apreciáveis de uma maneira singular.

A maneira que as obras são reproduzidas milhares de vezes, faz com que a obra perca sua aura.

A estátua Vênus de Milo, ainda existem dúvidas sobre sua autoria e datação, mas é hoje uma das estátuas antigas mais conhecidas do mundo. E suas características únicas fazem com exista uma aura sobre ela.

O teatro contém toda autenticidade necessária para produzir e transmitir a sua aura. O ator que usa das suas emoções para representar seu papel. Você consegue observar e sentir que aquilo também pode ser real.

Ao contrário do cinema, onde as cenas podem ser pausadas a qualquer momento, não necessariamente feitas na mesma ordem, e as cenas podem ser gravadas dias depois dependendo o local onde será filmada, por exemplo se for num ambiente externo.

Toda cópia de uma obra de arte, de qualquer forma, não contém aura, justamente porque ela é enfraquecida e sua história não é percebida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com