TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A promoção da dimensão humana presente nas ações cotidianas

Por:   •  24/4/2017  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

A promoção da dimensão humana presente nas ações cotidianas

No homem, o psíquico, com o orgânico e o espiritual, integra um sistema superior, que é a estrutura humana.

Assim, teólogos e filósofos definem o homem como um resultado da ação espiritual na matéria. Defende-se, a maioria, a ideia de que não é um efeito acidental e sim essencial e, a partir dessa característica ontológica, o homem é um ser espiritual. O sujeito espiritual não se apequena em relação ao mundo e ao outros ao seu redor. Entretanto, o homem se constitui em uma unidade e, também, numa totalidade. Tudo no ser humano está ligado a sua condição ontológica como pessoa, assim o ser biológico, psicológico ou espiritual formam toda uma única dimensão. Essas dimensões que se unem estão representadas em ações humanas cotidianas, algumas até com cunho histórico importante como por exemplo a luta contra o processo de discriminação instaurado pelo Apartheid na África do Sul, onde o seu precursor foi Nelson Mandela e outros companheiros seus que aderiram as suas idéias, teve como objetivo o fim das leis segregacionalistas criadas pelo governo da África do Sul.

Durante essa luta houve um trágico episodio que ficou marcado na história, em março de 1960 durante um protesto que ocorria de forma pacifica pelas ruas da cidade de Sharpeville, a policia local atirou contra manifestantes negros desarmados onde resultou na morte de 69 pessoas e deixando 180 feridos. Depois de muita luta em 1992 as leis segregacionistas foram finalmente abolidas. Em 1994 Nelson Mandela tornou-se Presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais realizadas no país.

O trecho a seguir foi dito por Nelson Mandela em seu discurso de posse:

“Chegou o momento de sarar as feridas. Chegou o momento de transpor os abismos que nos dividem. Chegou o momento de construir. Conseguimos finalmente a nossa emancipação política. Comprometemo-nos a libertar todo o nosso povo do continuado cativeiro da pobreza, das privações, do sofrimento, da discriminação sexual e de quaisquer outras. Conseguimos dar os últimos passos em direção à liberdade em condições de paz relativa. Comprometemo-nos a construir uma paz completa, justa e duradoura. Triunfamos no nosso intento de implantar a esperança no coração de milhões de compatriotas. Assumimos o compromisso de construir uma sociedade na qual todo o sul-africano quer sejam negros ou brancos, possam caminhar de cabeça erguida, sem receios no coração, certos do seu inalienável direito a dignidade humana: uma nação arco-íris, em paz consigo própria e com o mundo.”

Desse momento em diante em que a segregação e o preconceito foram vencidos, os aspectos espirituais dos negros foram aperfeiçoados em relação as diferenças biológicas, no caso a cor da pele, aperfeiçoando também os aspectos psíquicos, uma vez que o povo negro não podem ser reduzidas como seres humanos em relação à outro povo de cor de pele diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (39.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com