TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E A FILOSOFIA POLÍTICA

Por:   •  15/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

INTORDUÇÃO A ÉTICA E A FILOSOFIA POLÍTICA!

Cassiano gomes                                                                    Pólo de São Mateus

   

Algumas pessoas pensam que a moral está ultrapassada, nos dias que correm. Encaram a moral como um sistema de proibições puritanas descabidas que se destinam sobretudo a evitar que as pessoas se divirtam. Os moralistas tradicionais pretendem ser os defensores da moral em geral, mas o que defendem na realidade é um determinado código moral. Portanto, a ética não é um sistema ideal, nobre na teoria, mas inútil na prática. O inverso está mais perto da verdade: um juízo ético que seja mau na prática sofre necessariamente de um defeito teórico, porque a finalidade do juízo ético é orientar a prática.

    Algumas pessoas pensam que a ética é inaplicável ao mundo real, por a encararem como um sistema de regras curtas e simples do tipo “não mintas” “não roubes” ou “não mates”. Não admira que quem adapta esta visão da ética pense que esta não se adapta às complexidades da vida. Em situações invulgares, as regras simples entram em conflito; e, mesmo quando isso não acontece, seguir uma regra pode levar ao desastre.

   Então o que seria a Ética,

(gr. Ethike, de ethikós:que diz respeito aos costumes), Parte da filosofia prática que tem por objetivo elaborar uma reflexão sobre os problemas fundamentais da moral (finalidade e sentido da vida humana, os fundamentos da obrigação e do deve, natureza do bem e do mal, o valor da consciência moral etc.) Sabendo que a ética e a moral se diferem, a moral está mais preocupada na construção de um conjunto de prescrições destinadas a assegurar uma vida em comum justa e harmoniosa.

                                                                             (Japiassu & Marcondes,1996)

O campo ético é constituído por dois polos internamente relacionado: o agente ou o sujeito moral, e os valores morais ou as virtudes éticas.  Na Grécia ética e Política eram duas faces da mesma moeda, mas com Maquiavel, elas foram separadas e estão em posições opostas, nos dias de hoje elas estão realmente separadas, seria o nosso pensamento reflexivo.

   A obra de Aristóteles, intitulada Política, é considerada um dos primeiros tratados sobre a arte e a ciência de governar a Polis. O conceito grego de Política se refere à realização do bem comum. No entanto, o conceito moderno de política está estreitamente ligado ao de poder. X POTERE (do latim) = POSSE; SER CAPAZ DE. Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Aquele que detém esses meios exerce determinada influência ou domínio e, por seu intermédio, alcança os efeitos que desejar. O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias: poder do homem sobre a natureza e o poder do homem sobre o homem. Enquanto estudantes de filosofia daremos uma atenção maior ao poder do homem sobre o homem, isto é, ao poder social.

  O Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem. Max Weber (1864-1920) ORIGEM DO ESTADO Muitas sociedades se desenvolveram sem que tivessem o Estado instituído. No entanto, com o aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumidas por um grupo específico de pessoas. Este grupo passou a deter o poder e a impor normas à vida coletiva. Surge o governo. Nasce o Estado.

   A função do Estado é agir como O Estado não é um simples mediador dos conflitos entre o mediador de grupos rivais, mas diversos grupos sociais, uma instituição que interfere de promovendo a conciliação, modo parcial, quase sempre amortecendo choques entre tomando partido das classes setores divergentes e, enfim, sociais dominantes. Assim, a harmonizando os grupos rivais, função social do Estado é preservando o interesse do bem garantir o domínio de uma classe comum.

   Sendo assim os Regimes políticos, que é o modo característico pelo qual o Estado se relaciona com a sociedade civil. Na linguagem política contemporânea, os regimes políticos são classificados em dois tipos fundamentais: DEMOCRACIA e DITADURA, Palavra de origem grega Palavra de origem latina que que significa poder do povo significa ditar, imputar. DEMOCRACIA DIRETA Eliminação da participação X popular. DEMOCRACIA REPRESENTATIVA Concentração do poder político, Participação política do povo, Inexistência do Estado de direito, Divisão funcional do poder político, Fortalecimento da repressão ,Controle dos meios de Vigência do estado de direito comunicação

  Para Platão, fazendo uma analogia entre o indivíduo e a cidade (polis), Platão também dividiu esta em três grupos sociais Produtores – responsáveis pela produção econômica: agricultores, pastores, artesãos, etc. Este grupo corresponderia à Alma Desejante. Guardiões – responsáveis pela defesa da cidade, como os soldados. Este grupo corresponderia a Alma Irascível. Governantes – responsáveis pelo governo da cidade. Este grupo corresponderia à Alma Racional. A justiça na cidade dependeria do equilíbrio entre esses três grupos sociais, ou seja, cada qual cumprindo sua função, uma vez que se trata de aspectos necessários à vida da cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (52.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com