TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  2/10/2018  •  Dissertação  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

Melhorar o clima organizacional

através da aplicação dos conceitos

de ética empresarial

Ética nas Organizações

Janeiro /2018

Elaborado por: Vânia Cristina de Oliveira Rodrigues

Disciplina: Ética e Responsabilidade Social

Turma: GP 08 Projetos Volta Redonda

Tópicos desenvolvidos

Apresentação e objetivo

Desenvolvimento

Ações que interferem nos direitos individuais e coletivos

Meios para a garantia da proteção dos direitos individuais

Ações educativas com vistas a ações éticas de proteção aos direitos

Relação entre ações éticas e ações de desrespeito

Considerações finais e recomendações

Referências bibliográficas

Apresentação e objetivo

Nos últimos anos, a corrupção que vem sendo exposta através dos representantes da política do Brasil tem refletido no custo de vida de todos os brasileiros. A sociedade espera que às organizações mantenham ética corporativa que reflita positivamente o meio em que a empresa atua. É necessário elaborar padrões de sustentabilidade,  valorização do ser humano e controle ambiental. O objetivo desse relatório é desenvolver procedimentos de melhoria no atendimento aos clientes utilizando benchmarking.


Desenvolvimento

Ações que interferem nos direitos individuais e coletivos

É indiscutível que às organizações necessitam estabelecer padrões para manterem a ordem em seus processos e consequentemente alcançar crescimento financeiro.

Para a empresa tornar-se rentável em médios e longos prazos é preciso estabelecer uma relação de respeito com todos os stekeholders, esse é o desafio a ser vencido para se manter a frente da concorrência. De acordo com Richard Sennett (1999, p.27) “como se pode buscar objetivos de longo prazo numa sociedade de curto prazo? Como se podem manter relações duráveis?”

No decorrer dos anos com os impactos ambientais que resultaram em tragédias premeditadas, a ONU (organização das nações unidas) junto aos países filiados estabeleceram assembleias em diversos países para discutirem sobre sustentabilidade social e empresarial. Para que as empresas possam comprar e vender seus produtos e serviços para o mercado internacional é necessário que estabeleçam padrões que respeitem o meio ambiente.

No Brasil, o ministério do meio ambiente é responsável por estabelecer e implementar politicas publicas ambientais que visem o desenvolvimento sustentável capazes de alcançar a sociedade.

Visando adotar práticas de responsabilidade social e éticas, proponho que sejam elaborados padrões para controlar os resíduos a serem descartados pela empresa, conforme anexo 1. Os manifestos de resíduos devem ser emitidos no momento da retirada do material e as empresas que recebem os resíduos precisam estar dentro dos padrões do INEA e IBAMA. A licença ambiental deve estar dentro dos prazos de validade para que a empresa atue sem contratempos.

Recomendo que semestralmente sejam oferecidas palestras nos assuntos de descarte de resíduos, impacto ambiental e boas práticas ambientais para que a conscientização alcance os colaboradores, seus familiares e a sociedade.

Anualmente realizar benchmarking interno e externo para analisar o índice de satisfação dos clientes.

Criar indicadores para mensurar o índice de material consumido x descartado.

Meios para a garantia da proteção dos direitos individuais

        É de conhecimento geral que, as informações se tornaram rápidas e acessíveis a todo grupo da população através dos meios de comunicação em massa. Os indivíduos têm conhecido seus direitos e as organizações devem seguir os padrões estabelecidos pelo ministério do trabalho e emprego. É inadmissível que ainda ocorram casos de trabalho escravo que violam os direitos dos trabalhadores ainda no século XXI.  O individualismo do ser humano não permite que se pense no bem estar de todos, o caráter tem se destorcido e se corroído, é dever do governo estabelecer leis que garantam direitos iguais para todos os cidadãos e as empresas devem seguir rigorosamente esses padrões com ética e responsabilidade.

A propósito, a lição de Araujo e Serrano Nunes (2013, p.177):

O princípio da igualdade, assim, não pode ser reduzido a um comando destinado ao aplicador da lei. Antes, tem por direcionamento o estado e a sociedade. Tem em mira o Estado representado por suas várias funções e órgãos (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, etc.) e os indivíduos que, nas relações privadas, não podem adotar condutas incompatíveis com o princípio examinado.

        Visando a melhoria no atendimento interpessoal na organização, sugiro que sejam realizadas reuniões mensais com a alta direção para garantia dos direitos dos colaboradores da empresa.

        Para proteger e respeitar os direitos é necessário que a empresa conheça as Leis se necessário, contratar empresa de consultoria jurídica para treinar os supervisores, gerentes e líderes.

        Buscando a valorização do pessoal, proponho oferecer cursos complementares que agreguem conhecimento nas áreas de atuação dos funcionários.

Proponho que sejam realizadas pesquisas de satisfação quanto ao ambiente de trabalho, condições oferecidas de higiene, saúde e segurança.

Oferecer vagas para deficientes físicos;

Punir com advertência se comprovado o desrespeito por parte de colegas de trabalho.

Criar indicadores para verificar o retorno sobre o Investimento em Treinamentos (ROI em Treinamentos), clima organizacional, índices de reclamações trabalhista;

Elaborar um Código de Conduta Ética e divulga-lo através dos meios de comunicação em massa.

 

Ações educativas com vistas a ações éticas de proteção aos direitos

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH (2007,p.17) destaca-se.: 

(...) compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orlenta a formação do sujeito de direitos, articulando as seguintes dimensões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (374.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com