TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética Planetária e Globalização

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

O entendimento sobre a Ética, valores e globalização

O texto da questão começa falando sobre a criação e o aumento de campos específicos da ciência, lembrando que antigamente, tudo abrangia a Filosofia. Existe nisso um questionamento sobre ser melhor ou pior hoje em dia. Entrando neste ponto, prefiro acreditar que é melhor você se aprofundar em uma área específica e ter total controle dela do que saber tudo e ao mesmo tempo não saber nada, pois estudando/trabalhando em tudo, não é possível ter esse total controle. É como a inteligência. Alguém é inteligente em Matemática e seu amigo é inteligente em Educação Física. Não existe o mais inteligente entre os dois por mais que a sociedade diga que sim. Cada um é inteligente na área que se sente bem.

Na idéia de valores puxando a globalização, é visível que as pessoas começam a perder aquele contato de humanização e de proximidade, mas por outro lado, temos a outra proximidade que a internet nos presenteia. A globalização tem a internet como um dos seus (se não o maior) maiores aliados. Pessoas em diferentes continentes conseguem se comunicar rapidamente por meio de conexões, isso facilita qualquer coisa no mundo, tanto as boas quanto as más. O lado ruim seria apenas o da humanização, que acabamos não conseguindo ter um contato de verdade com quem está próximo, às vezes nosso vizinho. Já a facilidade que a rede nos proporciona é fundamental e precisa ser aproveitada.

Ética e globalização

Podemos dizer que a Ética é uma parte da filosofia que diz respeito ao comportamento humano. Atentando-se com as coisas que o motivam, que disciplinam e/ou orienta-se. “A ética surge, quando o outro emerge diante de nós”. Essa frase retirada de um texto do Leonardo Boff, diz respeito que, para que a ética exista, é preciso de algo ou alguém, uma pessoa, ou uma sociedade. Demitir-se de uma responsabilidade não é ser ético. Um ato não pode ser bom apenas para mim ou ruim paras ambos, logo, ele deve ser legal para todos.

A globalização fez com que pessoas totalmente diferentes se comunicassem e, a partir daí, criassem uma amplitude cultural e até se juntassem. No meio disso, existe a ética. Para que haja uma boa relação entre pessoas e sociedade, é preciso compreender cada uma delas. Cabe a cada qual se respeitar. Quando esse entendimento não acontece e começa o desrespeito ou ameaças, é um sinal grave que a ética foi ferida, como muitas vezes vemos nas Redes Sociais, um local totalmente globalizado. Por isso, devemos sempre lembrar que não estamos sozinhos, precisamos respeitar as diferenças, seja ela qual for. Quando não se tem um entendimento entre as pessoas, ocorre um conflito de valores, então é sempre importante se enriquecer da pessoa com quem se fala, pois todos nós temos algo para oferecer e, compartilhando, pode-se chegar a um consenso ou em um aprendizado. Um dos motivos para a “paciência” de entender o outro, é em muitos casos, o “choque de cultura”. Já se nota diferenças quando conversamos com pessoas de outra sociedade pela internet, agora, imagina quando pessoas de culturas diferentes, do nada, passam a conviver juntas. A ética além de ser importante para o convívio, torna-o uma experiência de vida que muitas vezes precisa ser usada. Além é claro, do respeito, que pode gerar diversos tipos de bons

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com