TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Religião

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  1.081 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO

ÉTICA E RELIGIÃO

BAURU
2016

Sumário

1.        Introdução        

2.        Objetivo        

3.        Definições        

4.        Relação entre ética e religião        

5.        Origem        

6.        Conduta ética e conduta religiosa        

7.        Resumo das principais religiões        

7.1.        Judaismo        

7.2.        Cristianismo        

7.3.        Islamismo        

7.4.        Hinduismo        

7.5.        Budismo        

7.6.        Taoísmo        

7.7.        Xintoísmo        

8.        Mundo sem religião = CAOS        

9.        Conclusão        

10.        Referências        


  1. Introdução

O trabalho apresentado neste documento será utilizado como conteúdo de seminário para a matéria Ética e Cultura Religiosa, como parte da grade curricular do curso de Design (bacharelado) da Universidade do Sagrado Coração de Bauru e tem por objetivo a apresentação filosófica do assunto “Ética e Religião”, utilizando-se de pesquisa bibliográfica e digital para obtenção de recursos que suportem uma discussão baseada neste assunto em específico. Por não se tratar de um artigo de opinião, este documento visa mostrar todos os lados das idéias e discussões que tratam-se da ética e religião e da relação entre elas.

  1. Objetivo

Este trabalho tem por objetivo trazer entendimento ao leitor quanto á relação entre ética e religião na sociedade por meio de texto e apresentação oral de seminário.

  1. Definições

De acordo com o dicionário Michaelis (versão disponibilizada online) temos as seguintes definições para ética e religião:

“ética”: 1. Ramo da filosofia que tem por objetivo refletir sobre a essência dos princípios, valores e problemas fundamentais da moral, tais como a finalidade e o sentido da vida humana, a natureza do bem e do mal, os fundamentos da obrigação e do dever, tendo como base as normas consideradas universalmente válidas e que norteiam o comportamento humano.

2. Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade (...);

“moral”: 1. Conjunto de valores e princípios morais (virtude, honestidade etc.) que norteiam a conduta e o pensamento de uma pessoa e sua relação com a sociedade em que vive; moralidade: “Davi tentara alguma coisa, mas fora repelido com veemência, com lições de moral” (MS).

2. Conjunto de regras de conduta estabelecidas e admitidas por um grupo social numa época determinada.

3. Parte da filosofia que estuda as normas de conduta humana sob os valores e juízo do bem e do mal, ciência do bem e do mal; ética.

4. Tratado ou obra sobre a moral, sobre o bem e o mal;

“religião”:  1. Convicção da existência de um ser superior ou de forças sobrenaturais que controlam o destino do indivíduo, da natureza e da humanidade, a quem se deve obediência e submissão.

2. Serviço ou culto a esse ser superior ou forças sobrenaturais que se realiza por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamentos divinos, geralmente expressos em escritos sagrados.

3. Ato de professar ou praticar uma crença religiosa.

4. Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé.

5. Tudo o que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável.

6. (figurativamente) Causa, doutrina ou princípio defendidos com ardor, devoção e fé: A democracia é sua religião.

7. Ordem ou congregação religiosa.

8. Caráter sagrado ou virtude especial que se atribui a alguém ou a alguma coisa e pelo qual se lhe presta reverência.

9.  Instituição social criada em torno da ideia de um ou vários seres sobrenaturais e de sua relação com os homens.

  1. Relação entre ética e religião

Como podemos observar na definição destas palavras, é justificável a mistura entre uma coisa e a outra, pois como determinado no dicionário:

“ética: 2. Conjunto de princípios, valores e normas morais e de conduta de um indivíduo ou de grupo social ou de uma sociedade (...);”

“religião: 5. Tudo o que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável.”

Seguindo este princípio a religião e a ética seriam quase sinônimos, mas se entrarmos a fundo no assunto e na discussão filosófica a respeito destes, podemos observar divergências. Para fundamentalização deste assunto, começaremos verificando a origem da ética e religião.

  1. Origem

A partir do momento em que o ser humano abstrai, ele começa a atribuir significado as coisas a sua volta. Não existe meio de dizer com absoluta certeza o momento exato em que o homem passou a glorificar sua primeira divindade, ou quando fez seu primeiro totem ou ritual religioso, mas sabemos que não é de hoje a existência da religião e seus inúmeros seguidores pelo mundo.

Antes da era medieval (ao menos no ocidente) acreditava-se em destino e que deus já havia traçado cada acontecimento na vida de todos os seres do planeta e portanto, tudo era da vontade deste, sem objeções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com