TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD- PENSAMENTO FILOSOFICO RENASCENTIASTA

Ensaios: AD- PENSAMENTO FILOSOFICO RENASCENTIASTA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  1.155 Palavras (5 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Pensamento Filosófico Renascentista

Curso: Bacharelado em Filosofia

Professor: João José Buss

Nome do aluno: Sélma Barcelos Corrêa

Data: 25/09/13

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 01 – É praticamente consensual a ideia de que na Idade Média foi hegemônica a tese teocêntrica e no período renascentista a tese antropocêntrica. Diante desse contexto, pesquise em livros e sites e, na sequência, mediante um texto de no mínimo 15 linhas estabeleça um paralelo entre as duas teses, mostrando por que são distintas. Fundamente sua resposta com pelo menos uma citação das fontes consultadas. (3,0 pontos)

O Teocêntrismo medieval significa ter como pressuposto inicial para os questionamentos e respostas: Deus. Neste período a fé era considerada como auxiliar da razão. Podemos perceber com Santo Agostinho, no período da patrística, que diz: “Credo ut intelligam”/ “creio para que possa entender”! Agostinho retoma a dicotomia de Platão referente ao “mundo sensível” e o “mundo das ideias” substituindo o mundo das ideias pelas ideias divinas. Dentro do Teocêntrismo agostiniano podemos encontrar a teoria da iluminação que afirma: o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas, assim como o sol, Deus ilumina a razão e torna possível o pensar.

O apogeu do teocêntrismo é no século XIII e inicio do século XIV, com a escolástica. Ainda neste período continua presente ainda uma aliança entre fé e razão, e a própria filosofia era considerada como a “serva da teologia”. O principal expoente deste período é Santo Tomás, que faz uma síntese da filosofia aristotélica, que era vista até então com desconfiança. Para Santo Tomás, as verdades da razão natural não contradizem as verdades da fé cristã.

O Antropocentrismo desponta trazendo a autonomia da razão diante da fé, ou seja, o ponto de partida da reflexão não é mais Deus, mas sim a razão humana. O polo de atenção centraliza-se no sujeito. No antropocentrismo, ou seja, no período do renascimento se desenrola a luta contra o princípio da autoridade e a busca dos próprios poderes humanos, pelos quais o homem tecerá a própria trama do seu destino. Este período significou a laicização do saber, da moral, da política é estimulada pela capacidade de livre exame. “A morte da metafísica”,uma das correntes que circulavam neste período era a do empirismo. Aquilo que nós recebemos através das experiências, vindo contra o racionalismo que enfatiza a importância da experiência sensível. Descartes é tido como o pai da filosofia moderna, pois converte a duvida em seu principal método de investigação filosófica.

Questão 02 – É inegável o legado deixado pelo Renascimento. É possível afirmar, inclusive, e sem medo, que parte significativa da própria definição da cultural ocidental faz parte desse legado. Entretanto, na presente atividade, você deve analisar uma questão pontual sobre o Renascimento, qual seja: mostrar como este movimento influenciou a ciência e tecnologia do mundo moderno. Antes de responder, leia e estude os textos indicados em cada tópico de estudo, realize pesquisas em outras fontes bibliográficas, e também assista ao vídeo sugerido no tópico reforma protestante e revolução científica. Seu texto/resposta deve ter, no mínimo, 15 linhas. Fundamente sua resposta com pelo menos uma citação das fontes consultadas. (3,0 pontos)

O renascimento influenciou muito no avanço da ciência e da tecnologia moderna... Como? O homem estava no centro do saber! Em oposição ao saber contemplativo, surge uma nova postura de mundo, o saber parte da própria realidade observada e submetida a experimentações. Da mesma forma, o saber deve retornar ao mundo para transformar as realidades. Sendo assim, há uma aliança das ciências e da tecnologia.

Além de Newton, Kepler, Galileu, podemos destacar Gilbert que estuda os fenômenos elétricos e descobre as propriedades do imã; Mariotte estuda a elasticidade do gás; Guericke inventa a máquina pneumática e a máquina elétrica; Pascal e Torricelli criam o barômetro e revelam a existência da pressão atmosférica, Hulgens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com