TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos filosófico

Ensaio: Pensamentos filosófico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Ensaio  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1: O que significa a capacidade de se espantar típica do pensamentos filosófico? Qual a importância dessa capacidade para o pensamento filosófico?

RESPOSTA: Significa ficar perplexo de maneira admirativa acerca de uma “questão” (interrogação) que não tem uma resposta exata, direta e definida assim exigindo uma reflexão. É importante para o pensamento filosófico pois é através desse “espanto” que o pensamento surge, pois é a “interrogação” (o questionamento) que nos leva a pensar, refletir e a filosofar sobre a mesma para alcançar a tão desejada resposta.

Questão 2: Em nossa apostila, no Texto II da Unidade I podemos afirmar, de acordo com o pensamento de Sócrates, que o vento é uma metáfora do pensamento. Explique o significado dessa afirmação, ou seja, que o vento é uma metáfora do pensamento.

RESPOSTA: O pensamento filosófico ocorre na forma de um diálogo entre você e você mesmo dentro de sua mente (um lugar abstrato e “invisível”), enquanto nas atividades do dia-a-dia você é apenas “um” quando você para pra refletir e “filosofar” sobre as coisas da vida você acaba de dividindo em “dois” em seus pensamentos e com isso se “desliga” do mundo real e concreto. Segundo Sócrates o pensamento é como o vento, pois da mesma forma que percebemos a presença do vento quando vemos as cortinas da sala e as roupas do varal balançarem, o pensamento é invisível (e abstrato) assim como o vento porém percebemos sua “presença” através das mudanças de opiniões formadas e alterações de ”verdades” pré-estabelecidas que temos em relação à coisas da vida.

Questão 3: Por quais razões os sofistas se tornaram os professores de retórica dos jovens políticos em Atenas?

RESPOSTA: Os sofistas estudavam as características dos assuntos humanos que por sua vez, ao contrário dos assuntos naturais estudados por outros filósofos, não são regidos por leis imutáveis sendo assim possível “confrontá-lo” e alterá-lo até mesmo sobre o arbítrio humano sendo esse mutável. Justamente por terem como objetivo de estudo as características dos assuntos humanos, os sofistas foram escolhidos para ensinar ao jovens da política a arte construir discursos para expor suas idéias e pensamentos e defende-las da melhor maneira possível.

Questão 4: Explique por que os sofistas não podem ser considerados amantes do saber tal qual como são considerados os filósofos.

RESPOSTA: Para Platão os sofistas não tinham a preocupação em estimular o pensamento pois passavam um saber pronto e sem compromisso com a verdade que tinha como objetivo maior, apenas,vencer a disputa verbal. Já os outros filósofos tinham como objeto de estudo questões que induziam ao pensamento e a reflexão para encontrar as reposta tendo como objetivo o compromisso constante com a verdade e apenas o amor ao saber, amor ao conhecimento e nada mais ao contrário dos sofistas que buscavam seu saber para fins políticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com