TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamentos Filosoficos Na Psicologia

Casos: Pensamentos Filosoficos Na Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  2.516 Visualizações

Página 1 de 2

O zeitgeist do século XVII e XIX veio do espírito do mecanicismo, vê o mundo como uma imensa maquina, e isso terá influencias ate hoje no século XXI. O mecanicismo originou-se da física,antiga filosofia naturalista que é resultado de um trabalho árduo do italiano Galileu Galilei e do matemático inglês Isaac Newton e teve como grande referencia o famoso relógio mecânico.

A frase que melhor define essa época vem do filosofo alemão Christian Von Wolff: “O comportamento do universo não é diferente do funcionamento do mecanismo do relógio” . Sem qualquer interferência externa o universo funcionava, afinal acreditava-se no determinismo, a ação é determinada pelos fatos do passado.

O reducionismo, reduzir uma idéia complexa a uma mais simples, surgiu da idéia popularizar o ideal de mecanicismo. Entretanto, a popularização foi tanta que conceitos de que o ser humano funcionava como uma maquina foram surgindo no decorrer dos anos.

Pode-se perceber então como a visão cientifica dominava o pensamento da época. As comparações dos robôs com o ser humano e da calculadora com a mente surgiram depois de mais analises e avanços do mecanicismo.

Voltando um pouco, no século XVII o empirismo ganhava forças e isso influenciou Descartes que começou a aplicar essa idéia a noção do mecanicismo e a levantar idéias do problema mente-corpo. Para Descartes a mente influencia o corpo mas a influencia do corpo sobre a mente era maior, afirmando que existia uma interação entre mente e corpo,coisas que antes não se acreditava. Estava claro para ele que o cérebro era a central da mente.

A influencia do mecanicismo em Descartes foi tanto que ele chegou a ser o autor da teoria do auto reflexo(idéia de que um objeto pode provocar uma resposta involuntária). Também surgira as idéias derivadas e inatas.

Após a morte de Descartes vários outros conceito surgiram, o positivismo(fatos que são objetivamente observáveis) materialismo(fatos do universos como suficientemente explicados). Logo em seguida veio John Locke que rejeitou a proposta de Descartes de idéias inatas. Ele admitia dois tipos de experiências: um derivado da sensação outros da reflexão.

Anos depois Berkely surgia com a idéia de que não existia qualidades primarias mas somente as secundarias, mentalismo(doutrina que considera que todo conhecimento é função mentalizada dependendo da vivencia). Hume já traçava uma diferenciação entre dois tipos de conteúdo mental: impressões e ideias. Hartley afirmava que a repetição das coisas faria uma associação natural; James Mill aplica o mecanicismo a mente humana acreditando que a mente humana não tinha função criativa e Jonh Stuart Mill afirma que idéias complexas são mais que a soma das idéias simples,um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com