TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALIZADO PELA PRÁTICA DE ANÁLISE DE TEXTOS DO MÉTODO DE FREDERIC COSSUTTA

Por:   •  11/7/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS[pic 1]

RONIELI GONÇALVES COUTINHO

TRATADO DA NATUREZA HUMANA (LIVRO I CAPÍTULO I)

ANALIZADO PELA PRÁTICA DE ANÁLISE DE TEXTOS DO MÉTODO DE FREDERIC COSSUTTA

Rio de Janeiro

2014


INTRODUÇÃO SOBRE O MÉTODO DE FREDERIC COSSUTTA

“A Teoria apropriada será aquela que se ajustará melhor a natureza do objeto, sem reduzir sua complexidade." (Frederic Cossuta, 1995).

Por, mais complicado que seja dizer que existe e manter a tese de um método de leitura de textos filosóficos, porque a filosofia, em si mesma foi construída aos dos tempos, com o aprimoramento, das objeções feitas de uma corrente filosófica a outra corrente oposta.

Frederic Cossutta nos propõe em seu método, a cada leitor se despir de cada afeição filosófica pessoal, e a sair de sua perspectiva cotidiana de identificação filosófica com determinada corrente, a proposta de Frederic Cossutta é o aprendizado  do  discernimento atemporal, que com a prática de seu método trará esse conhecimento adquirido em outras perspectivas de outrora, para o nosso tempo atual.

Esse método nos direciona em três polos principais:

- Primeiro polo: Função Autor (todo o papel do sujeito enunciador no texto)

- Segundo polo: Função de endereçamento ( a todos ao que o enunciador se direciona no texto).

- Terceiro polo: A terceira voz ( as outras opiniões, e tudo que está delimitado no texto). Fazendo  uso  desse método, faço  a seguir:  a minha reflexão  e análise filosófica sobre o capítulo I do livro I, do Tratado da natureza humana, de David Hume.

TRATADO DA NATUREZA HUMANA (LIVRO I, CAPÍTULO I)

- MINHA ANÁLISE PELO PRIMEIRO POLO DO MÉTODO: A Função autor do enunciador, que é o próprio David Hume ressaltando e deixando claro em sua perspectiva filosófica pessoal, que não a favor da depreciação dos valores construídos anteriormente a seu tempo,  David  Hume  reforça  a  ideia  da  ineficácia  de  qualquer  método  de  entendimento humano,  que  não  seja  entendido  pelo  discernimento  de  uma  forma  atemporal  de  visão humana.

-MINHA ANÁLISE PELO SEGUNDO PÓLO DO MÉTODO: A Função de endereçamento, David Hume se direciona claramente aos filósofos e cientistas empiristas de seu  tempo,  fazendo  o  papel do  sujeito  na primeira pessoa em sua enunciação  direta ao endereçados abrindo logo depois para a terceira pessoa (filósofos e cientistas empirist as de seu tempo), ressaltando a contribuição da ciência como muito importante, mas fazendo a


observação da preocupação com o dogmatismo, pois David Hume, afirma que não há uma verdade absoluta em nenhum dogmatismo ou empirismo temporal, dada a sua importante observação que a ciência é imperfeita, se for esperada chegar a qualquer conclusão de forma temporal, desprezando mais conclusões empiristas, que ainda virão adiante da presença de seu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com