TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA

Artigos Científicos: ANTROPOLOGIA, ETICA E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida, do estudo universitário e da ciência?

Atividade:

O homem, ser pensante e racional, passou por inúmeras transformações ao longo dos tempos. Está em constante evolução intelectual.

Conforme o homem evoluía, e a sociedade na qual estava inserido se transformava, ele passava a ter pensamentos e comportamentos diferentes. Por exemplo, na sociedade média imperava a teocracia, ou seja, toda segurança do homem estava na sua fé em Deus.

Na idade moderna, o homem tornava-se o centro de tudo. Surgia o racionalismo. O homem passa a ser um ser racional e pensante.

Na pós-modernidade o homem se vê diante da vida, da sociedade e de si mesmo e não encontra mais nenhuma segurança que dê sentido para sua existência. Estava instalada a forma materialista de se ver o mundo. Segundo Karl Marx e Engels, “O homem não passa de um conjunto de relações sociais, que, na verdade destroem o sentido da pessoa individual e a torna função dentro do processo da sociedade”. Ou seja, existe um organismo complexo, que é a sociedade, o homem é tão somente um organismo, uma parte, uma função desse organismo.

O sistema capitalista se torna o meio de produção predominante. Com ele o homem passa a ser tratado como um objeto, ou no termo capitalista: um meio de produção. Ele é ao mesmo tempo um meio de produção e um consumidor.

Tudo é feito visando o lucro. Religião, escola, hospitais. Tudo é lucro.

Por isso ao responder as perguntas: qual a finalidade da existência humana? Qual o sentido da vida? Do estudo? Da ciência? Devemos levar em consideração essa visão capitalista, neoliberal.

Se você nasce do lado dominante do capitalismo, ou seja, é detentor de meios de produção, você leva uma boa vida e é reconhecido pela “sociedade”. Se nasce do outro lado, do lado do proletário (pegando emprestado um termo usado por Marx), você terá uma vida cada vez mais atabalhoada, cada vez mais corrida, difícil e estressante.

Qual o objetivo da existência humana? Não sei. Só sei que se existia um objetivo (talvez delineado pelo Criador) este se perdeu ao longo dos milênios. Atualmente só existimos para produzir e consumir. Você estuda para conseguir um emprego melhor (um empreender em um negócio comercial) e ganhar muito dinheiro para poder consumir mais. Ter o celular do momento, a roupa da moda. Você não estuda para melhorar a vida do próximo. Para contribuir com a sociedade, mas tão somente para alimentar a sua própria necessidade.

O “ter” passa a ser o quesito principal para o homem ser considerado e “aprovado” pela sociedade. O homem vale tão somente pelo que produz e consome.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com