TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  935 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS - EAD

 

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA


ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

                


  1. INTRODUÇÃO

Trata-se de trabalho apresentado à disciplina de Antropologia, Ética e Cultura referente a Atividade de Portfólio( ciclo 3). Com vistas à realização do trabalho, foram pesquisados o material de apoio - EAD Claretiano e feita leitura de outras fontes sobre o tema,  objetivando responder a atividade proposta.

  1. QUESTÕES A RESPONDER:

         2.1. Relacione as fronteiras da Bioética com a política, com a teologia, com o direito e com a questão geográfica.

A tentativa de estabelecer de forma rigorosa clara e distintamente  fronteiras da Bioética com cada campo de saber do conhecimento humano é tarefa demasiado complexa e desnecessária, já que cada secção ou área do conhecimento tem especificidade e contribuição a dar de forma singular e pontual  com referência à explicação da vida humana. Contudo, é possível alinhavar marcos referencias diante do leque de opções de divisão de fronteiras. Visando relacionar as fronteiras da Bioética com algumas disciplinas  propostas nesta questão, Segundo DANIEL e SCOPINHO (2013),  é possível abordar a classificação utilizada por Jean Bernard, conforme a seguir, em linhas gerais:

  1. Bioética e Política:

Em primeiro lugar é preciso situar a ciência política como aquela que tem como objeto a esfera do poder; ou seja, a jurisdição e âmbito do poder de decisão para adotar essa ou aquela direção para caminhar enquanto sociedade organizada em estado. Em segundo lugar, é preciso dizer que as fronteiras entre a Bioética e a Política precisam conter constante vigilância e análise  crítica vigorosa, em razão dos resultados do avanços da ciência e tecnologia. Tais avanços,  ao mesmo tempo, podem abrir portas e gerar benefícios(campanhas de vacinação estatais) para a sociedade, como podem, ao contrário,  propiciar abusos e destruições (indústria bélica patrocinada por governos) gigantescas e dantescas.  

É preciso ter em mente que a violação das fronteiras da Bioética e da Política é no mínimo trágica para maior parte da humanidade, já que  os cientistas (que não anjos e nem estão neutros nesse jogo de interesses) produzem teorias, conhecimentos, paradigmas que acabam se transformando em dogmas científicos, visando pautar, direcionar  e fundamentar sua ação predatória generalizada.

  1. Bioética e Teologia:

As fronteiras da Bioética e a Teologia  tem como polos de tensão dialética, de um lado, a fé em que estão fundamentados os teólogos, como seu caráter interior e  íntimo; e dou outro lado,  

o empirismo positivo em que estão embasados os cientistas, com seu caráter externo e objetivo. Inicialmente, durante alguns séculos, essa tensão foi combustível de rigidez de posturas, exclusão e antagonia   entre uma e outra parte.

Em menor grau, nos tempos atuais,  há ainda enorme descompasso promovido por essa tensão dialética entre a teologia e a ciência. A bioética na contemporaneidade de certa forma protagoniza essa tensão oriunda relação limítrofe em todos sentidos: lógicos, ontológicos e epistemológicos circundantes. De um lado, podemos destacar que os cientistas tem crença demasiada na potencialidade do conhecimento cientifico e tecnológico, como se ele fosse capaz de resolver e superar limites até hoje existentes, apostando nessa forma de conhecimento como se fosse infalível, o que a história já demonstrou em contrário. Por outro lado e perspectiva, em contrapartida, a teologia tem consciência de que o ser humano não é um ser pronto e acabado, não se onhecendo ainda seu pleno desenvolvimento mental e espiritual. Também há certo consenso do exagerado expansionismo material, econômico e financeiro, assim como de extrema pobreza espiritual  do homem contemporâneo.    

De forma crescente no século 21, o diálogo entre ciência e a religião está buscando maior consenso com vistas a canalizar esforços convergentes no sentido de elaborar “agenda mínima comum” , pela qual a totalidade dos seres humanos, que se  sintam descontentes  e indignados com a exclusão social, injustiça e desumanidade busquem o soerguimento de uma sociedade mais fraterna, pacífica e feliz.

  1. A Bioética e o Direito:

Dentre os ramos do conhecimento humano, as fronteiras da bioética com o direito são sem dúvida uma das mais imprecisas e nebulosas. Isso tem origem na constatação de que nem todas as leis não  são passiveis de interpretação cristalina  e pacífica e, principalmente, em se tratando do universo de problemas relacionados com a bioética, nos quais ainda não restou estabelecida suficiente jurisprudência, tornar-se também ainda mais difícil encontrar  posicionamento pacificado pelo poder judiciário.

O que é possível verificar de maneira unânime e incontroversa,    nas fronteiras entre a Bioética e o Direito,  é a constatação da diversidade de situações perante os avanços nas pesquisas e investigações que não permitem e/ou não  propiciam ao legislador propor e aprovar códigos completos  e minuciosos, nos quais sejam possíveis a previsão de universo satisfatório de eventualidades, a fim de dirimir também de forma satisfatória demandas futuras e atuais.

  1. A Bioética e as fronteiras geográficas:

Juntamente com a multiplicidade dos contornos das fronteiras geográficas, a Bioética vai defrontar também com múltiplos fatores para compor os seus contornos ao redor de nosso planeta. Cada país, região e seu povo caracterizam-se por possuir língua, costume, tradição, valores próprios que vão imprimir certa solidez organizativa daquele grupo humano específico. Dessa forma, o multiculturalismo é a marca fundamental que dá o tom e a delineação da Bioética, em termos de sua relação com as fronteiras geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (184.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com