TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOIO PARA O ESTUDO DAS AVALIAÇÕES

Por:   •  30/5/2019  •  Abstract  •  7.067 Palavras (29 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 29

MATERIAL DE APOIO PARA O ESTUDO DAS AVALIAÇÕES

01 - A maioria das reações químicas que ocorrem nos organismos vivos é catalisada pelas enzimas. Dessa maneira, leia as afirmações abaixo:

I – A amilase é uma enzima que catalisa a hidrólise do trigliglicerídeo em ácidos graxos e glicerol.

II – As lipases são encontradas em todas as células de todos os tecidos dos animais, e convertem a acetilcolina em colina e ácido acético.

III – As enzimas atuam em pH ótimo e temperatura ótima, onde a velocidade da sua reação é máxima.

IV – Cada enzima possui um Km, que é a concentração de substrato para se atingir metade da velocidade máxima.

Estão corretas as afirmações:

  1. I e III b)II e IV c)III e IV  d)I e IV e)II e III

02 - Sobre agentes que interferem com a fosforilação oxidativa, analise as afirmações abaixo:

I – O Monóxido de Carbono (CO) liga-se ao complexo II e impede o fluxo de elétrons.

II -  Os inibidores do complexo I, como a rotenona, impedem a utilização de NADH como substrato.

III - Os desacopladores, como o dinitrofenol, conseguem transportar os prótons sem a utilização da ATP sintase.

IV -  A oligomicina é um antibiótico que inibe o funcionamento do complexo III.

Estão corretas as afirmações:

  1. I e III  b)II e IV  c)III e IV d)I e IV e)II e III

03 – A semente de linhaça é considerada hoje um alimento funcional, depois de séculos de uso na alimentação e na medicina natural. Os benefícios da linhaça são atribuídos ao seu óleo rico em ácido alfalinolênico, lignanas e fibras alimentares. Ao analisar o consumo desse alimento por são observados bons resultados no controle das taxas da gordura no sangue. Ou seja, redução dos níveis de colesterol LDL e triglicérides com aumento do colesterol HDL, que reduz o risco de infarto e derrame. Desta forma pode-se concluir que os alimentos funcionais são de grande importância no aumento da expectativa de vida da população. (e-Scientia, Belo Horizonte, Vol. 5, N.º 2, p. 33-40. (2016). “O óleo de linhaça é composto por ácidos graxos classificados como ômegas”. Analisando o texto, assinale a alternativa que corresponde a correta classificação e importância dos ácidos graxos componentes do óleo de linhaça.

a) São classificados como ácidos graxos essenciais, pelo fato de serem utilizados por nosso organismo para a síntese de compostos como os eicosanóides, além de estar relacionado com o controle de LDL e HDL.

b) São classificados como triacilglicerídeos essenciais, pelo fato de serem utilizados por nosso organismo para a síntese de compostos como os eicosanóides, além de estar relacionado com o controle de LDL e HDL.

c) São classificados como ácidos graxos não essenciais, pelo fato de serem utilizados por nosso organismo para a síntese de compostos como os eicosanóides, além de estar relacionado com o controle de LDL e HDL.

d) São classificados como proteínas essenciais, pelo fato de serem utilizados por nosso organismo para a síntese de compostos como os eicosanóides, além de estar relacionado com o controle de LDL e HDL.

e) São classificados como ácidos graxos essenciais, pelo fato de serem utilizados por nosso organismo para a síntese de compostos como o glicogênio, além de estar relacionado com o controle de LDL e HDL.

04 -  A síntese de glicose a partir de precursores não glicídicos ocorre através de um processo chamado de neoglicogênese ou gliconeogênese. Essa via metabólica é muito importante porque o cérebro é altamente dependente de glicose como alimento primário. Também as hemácias necessitam de glicose. A necessidade diária de glicose do cérebro de um adulto típico é de cerca de 120 g, o que explica a maior parte dos 160 g de glicose necessários para todo o corpo. Analisando o texto sobre esta via metabólica, assinale a alternativa correta:

a) Os precursores não glicídicos da glicose entram na via, principalmente como acetilCoA, piruvato, oxaloacetato e 3-fosfoglicerato.

b) O lactato formado pelo organismo no sangue e músculos através de atividades física intensa  é convertido em glicose no cérebro.

c) A primeira reação de síntese de glicose a partir de piruvato se dá pela ação da enzima piruvato desidrogenase (oxi-redução) através do ciclo de krebs

d) A Acetil-CoA produzida na mitocôndria pela descarboxilação do piruvato pode ser convertida a glicose através da gliconeogenese.

e) Os precursores não glicídicos da glicose entram na via, principalmente como lactato, aminoácidos (alanina) e glicerol.

05 – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprova o uso de uma combinação de fármacos para o diabetes tipo 2. O comprimido soma dois princípios ativos. A metformina que diminui a produção de glicose pelo fígado e a saxagliptina que faz o pâncreas liberar mais insulina. A Metformina, também conhecida pelos nomes comerciais Glifage, Dimefor, Glucoformin, Glucophage e Risidon, é a droga por via oral (antidiabético oral) mais usada para o controle glicêmico deste tipo de diabetes. Reduz a produção de glicose pelo fígado, aumenta a sensibilidade dos tecidos, principalmente dos músculos, à insulina e reduz a absorção de glicose pelo trato gastrointestinal. Em relação a produção de insulina pelo nosso organismo, é possível se concluir que:

a) É produzida pelas células β das ilhotas de Langherans (pâncreas) e atua como um hormônio catabólico liberado em concentrações elevadas em períodos de hipoglicemia.

b) É produzida pelas células α das ilhotas de Langherans (pâncreas) e atua como um hormônio catabólico liberado em concentrações elevadas em períodos de hipoglicemia.

c) É produzida pelas células β das ilhotas de Langherans (pâncreas) e atua como um hormônio anabólico liberado em concentrações elevadas em períodos de hiperglicemia.

d) É produzida pelas células β das ilhotas de Langherans (pâncreas) e atua como um hormônio anabólico liberado em concentrações elevadas em períodos de hipoglicemia.

e) É produzida pelas células α das ilhotas de Langherans (pâncreas) e atua como um hormônio anabólico liberado em concentrações elevadas em períodos de hiperglicemia.

06 - Os ácidos graxos poliinsaturados abrangem as famílias de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Os ácidos graxos de cadeia muito longa, como os ácidos araquidônico e docosaexaenóico, desempenham importantes funções no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e da retina. Esse grupo de ácidos graxos não pode ser obtido pela síntese de novo, mas pode ser sintetizado a partir dos ácidos linoléico e alfa-linolênico presentes na dieta. A partir das informações no texto podemos afirmar que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (372.3 Kb)   docx (140.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com