TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOLOGIA DE SOCRATES

Casos: APOLOGIA DE SOCRATES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

PUC MINAS BH

INSTITUTO DE FILOSOFIA E TEOLOGIA DOM JOÃO RESENDE COSTA

FILOSOFIA-NOITE

HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA

TEMA: A ÉTICA SOCRÁTICA

Parte I - Apologia de Sócrates

O medo dos acusadores era dos jovens seguirem a conduta de Sócrates e começarem a questionar os políticos e poderosos causando assim problemas com os mesmo. Só que Sócrates expôs explicitamente que se caso fosse solto agiria da mesma forma e que não mudaria suas ideias somente por estar à beira da morte.

No livro, Sócrates se defende encima das acusações feitas pelos seus acusadores que ali estavam, faz um prognostico após sua condenação, e fala para os seus acusadores que uma vingança ainda maior haveria de acontecer através de Zeus, maior do que o seu holocausto. Fala que mesmo com a morte dele não ficariam livres de suas criticas e comportamentos.

Seus argumentos eram baseados na verdade e na ética moral não estava agindo fora da lei de Atenas e sim agindo de forma a fazer o bem para com as pessoas mostrando a elas que também poderiam ser sábios e inteligentes.

Aos que os condenaram Sócrates diz para eles não se enganarem, pois não perdeu sua liberdade por falta de discurso, mas sim de atrevimento e descaramento, por não falar e agir conforme aquelas pessoas queriam ouvir como lamentações e suspiros, fazendo ou falando coisas que não condizia a sua conduta e moral, como era acostumado a ouvir de muitas pessoas.

Termina sua mensagem mostrando que os que o condenam estão agindo de maneira errada, pois essa é uma forma injusta e imoral do homem que valorizava sua moralidade de escapar de criticas, dizia que seria melhor e mais fácil não calar a boca dos outros e sim se tornarem pessoas justas e honradas.

Já aos seus que o absolveram Sócrates falou que gostaria de conversar com eles como amigos enquanto os magistrados estavam ocupados, enquanto não era levado ao lugar de sua morte falando sobre o que a acabava de ocorrer em seu julgamento. Pede para que os cidadãos que votou a favor dele para ficar com ele o pouco tempo que lhe resta, pois nada impediria que eles ficassem todos juntos. Proferiu também que não iria falar mal do que acaba de ocorrer.

Aos juízes no final proferiu que já era hora dele ir para morte e ele para a vida e que era segredo para todos quem iria pra melhor morte, exceto para Deus.

Parte II - Reflexão e Comentário

“Tentar decifrá-lo [Sócrates] é já decifrar-se um pouco, buscar conhecê-lo é inevitavelmente uma ocasião para reagir ao desafio do seu enigma. Sócrates remete seu decifrador à própria consciência, oferecendo-lhe uma ocasião para se conhecer a si mesmo” (J. A. Motta Pessanha).

Com tudo que podemos ver pelo texto Sócrates queria mostrar a sociedade que em primeiro lugar necessitamos de buscar o auto conhecimento, buscar não só dentro de si, mas na alma e consciência aquilo que é e o que deve fazer, já que temos a capacidade de conhecer e julgar os seres. No entanto o pensamento de Sócrates, voltado para o homem, pode ser considerado o primeiro tipo de humanismo na história da reflexão.

No livro “Apologia de Sócrates” vemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com