TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apologia A Socrates

Monografias: Apologia A Socrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Apologia de Sócrates

A apologia de Sócrates foi escrito por Platão seu discípulo, mais basicamente a apologia de Sócrates nada mais é que sua defesa no tribunal diante das acusações feitas por Meleto.

Sócrates respondia por duas acusações, corromper a juventude, e de criar novos deuses. Quando Sócrates apresentou-se ao tribunal, deixou claro aos ali presentes que com mais de setenta (70) anos de idade era a primeira vez que se apresentava no tribunal, e que seu modo de falar era estranho aos dos acusadores e oradores ali presentes.

Então prometendo falar somente a verdade Sócrates coloca que irá falar do mesmo modo que falava para o público nas ruas e nas feiras, sendo visto como um ótimo orador e argumentador sabia que falar do mesmo modo de sempre poderia ser melhor ou pior em sua sentença.

Ele afirmou que os jovens ociosos filhos dos ricos o imitavam espontaneamente, também gostavam de ouvi-lo falar sobre os homens, e com esses ensinamentos os jovens incomodavam as outras pessoas que por de fato começam a falar que havia um tal de Sócrates que os corrompia para o mal com seus ensinamentos.

Foi então que Sócrates indagou Meleto assim dizendo: Porque todos os homens tornam os jovens melhores menos ele. Então Meleto revida, fala que Sócrates corrompe os jovens voluntariamente, e Sócrates nega se defendendo da acusação e diz que se os corrompe é involuntariamente e que as leis da cidade não mandavam ninguém ao tribunal por corromper os jovens com fatos involuntários.

Então Sócrates ao dialogar com Meleto o coloca em contradição sob a acusação de não acreditar nos deuses e também de crias outros, foi como se Meleto dissesse: - ‘’Sócrates comete crime, não acreditando nos nossos deuses mas acreditando nos deuses’’ , afirmando zombaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com