TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apologia Sócrates

Seminário: Apologia Sócrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Seminário  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 3

Existem três fontes principais que relatam a existência de Sócrates: os diálogos de Xenofonte, as peças de Aristófanes e a principal delas, os diálogos de Platão. Sócrates não deixou nenhum escrito e com a exceção dos três autores acima não há relatos sobre sua existência. Assim, muitos autores assumem que Sócrates se quer existiu. Sendo de importância significativa salientar que devido o teor cômico das obras de Xenofonte, estas não devem ser consideradas em sentido literal, pois fica claro em suas obras a intenção de satirizar Sócrates.

Segundo os relatos, por volta de 470 a.C. nascia em Atenas aquele que viria a ser o pai da filosofia contemporânea ocidental, nascia então Sócrates. Filho de uma parteira, Fernáreta, e de um escultor, Sofronicos. O recém nascido Sócrates recebeu educação tradicional da época – ginástica e música. Aprendeu o ofício de seu pai, porém exerceu-o por pouco tempo. Casou-se com Xantipa e teve três filhos, pode-se afirmar que Sócrates não se apegava as questões domésticas ou políticas, era um pai displicente e um péssimo marido, afinal sua única preocupação era com o saber. E devido a esses fatores não possuía a melhor das esposas, não por ela ser ruim, mas sim por estar “pagando com a mesma moeda”. Sendo importante ressaltar alguns feitos de grande importância no período inicial da história de Sócrates, são eles:

431-404 a.C – Participação na guerra de Peloponeso, f oi soldado hoplita, guerreiro a pé. Sendo que tal classe (hoplita) era formada por guerreiros de classe econômica média.

429 a.C – Salvou Alcibídes que havia sido ferido durante o cerco de Potidea.

424 a.C – Participação na batalha de Délion, na Boécia.

421 a.C – Sócrates já com 50 anos fez parte do Senado dos Quinhentos. Nesta função se opôs a todas as medidas que considerava injustas.

404 a.C – Enfrentou a morte ao desobedecer uma ordem dada pelo Governo dos Trinta Tiranos (governo oligárquico que dominou a Grécia após esta perder a guerra de 27 anos contra Esparta.)

Após tamanhas experiências apegou-se a compreender o valor da vida humana e a compreensão de si mesmo. Acreditava que viera ao mundo para mudar a mentalidade de seus compatriotas, fazer com que as pessoas enxergassem o que viam, este era seu objetivo, fazer com que as pessoas enxergassem a si mesmas, como eram e não pensavam ser. Seus objetivos foram reforçados pela voz interna de seu Daimon (demônio, gênio, alterego ou como preferir chamar). O guerreiro Sócrates tentava mostrar a cada um de seus compatriotas outras formas de ver o mundo, de se identificar em si mesmo, de conseguir compreender as coisas, os fatos, os atos. Sócrates com sua maiêutica foi capaz de quebrar paradigmas, verdades absolutas e pensamentos controversos, ele foi capaz de mudar a mentalidade de seu povo.

A medida que Sócrates se desenvolvia como filosofo, o pai da filosofia moral passou a ser seguido por diversas pessoas, e com o passar do tempo além de uma série de discípulos Sócrates ainda conseguiu fama, sua fama como o ser pensante espalhou-se rapidamente e com o título de “Homem Mais Sábio” dado pelo Horáculo de Delfos, a lenda Sócrates intensificou-se, seu nome passou a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com