TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apologia De Sócrates

Artigo: Apologia De Sócrates. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 2

APOLOGIA DE SÓCRATES

1 - O significado da condenação de Sócrates para ele próprio e o juízes.

 Acreditava que seria uma vergonha perante a sociedade se o matassem porque eles o consideravam um sábio, com isso ele pensava que poderia ser absolvido. E em nenhum momento ele apelou pela misericórdia daqueles que o julgavam: “Parece-me não ser justo rogar ao juiz e fazer-se absolver por meio de súplicas; é preciso esclarecê-lo e convencê-lo”.

2 – Mensagem aos que o condenaram.

 "Eu predigo-vos portanto, a vós juízes, que me fazeis morrer, que tereis de sofrer, logo após a minha morte, um castigo muito mais penoso, por Zeus, que aquele que me infligis matando-me (...)” Nessa parte de uma frase, Sócrates diz que Zeus o vingará e que o raciocínio daqueles que o condenaram não estava correto, pois foi uma maneira não honrosa e injusta, e que seria mais fácil que se tornassem pessoas justas.

3 - Mensagem aos que o absolveram.

 Segundo pensamentos de Sócrates, ele gostaria de ter tido tempo para conversar com aqueles que o absolveram, e explicar, segundo seu ponto de vista, tudo o que havia acontecido.

Sócrates disse aos seus amigos um pouco antes de morrer palavras felizes pois acreditava que assim que deveria terminar: "Estejam calmos, então, tenham firmeza"

4 - Discurso acerca da morte.

 Sócrates articula vários pensamentos sobre a morte, elevando dúvidas como: a morte é uma mudança, para o bem ou para o mal, como diz nessa frase: “Se a morte fosse mesmo o fim de tudo, seria isso um ótimo negócio para os perversos, pois ao morrer teriam canceladas todas as maldades, não apenas do seu corpo mas também de sua alma”. E como é feita a transação, com quem encontramos, seria como um sonho do qual não acordamos, chegando a acreditar que morrer não seria uma coisa ruim pois não conviveria mais neste mundo.

5 - Último pedido de Sócrates.

 Sócrates pediu para que o homem fosse honesto, virtuoso e também que tratasse bem a natureza. Pede a seus discípulos, dentre eles Platão, para que ele fosse justiçado após a morte que, “Castiguem e atormentem seus filhos, da mesma forma que ele os infligiu, se acharem que seus filhos estão cuidando mais da riqueza do que da virtude”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com