TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS unip 1 semestre

Por:   •  22/4/2015  •  Bibliografia  •  12.354 Palavras (50 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 50

UNIP - ANCHIETA[pic 1]

Filosofia, matemática, física e o pensamento científico

Atividades práticas supervisionadas

Anselmo Guilherme de A. Filho, Letícia Francischeti da Silva e Victor Hugo

Moraes Avancini.

04/06/2013

O trabalho contém a trajetória de vida completa do filósofo Karl Marx, o matemático  Carl  Friedrich Gauss  e  o  físico  Isaac  Newton, analise  de  suas principais ideias e impacto causado por eles na sociedade.


BIOGRAFIA

K AR L MAR X

   INTELECTUAL E MILITANTE

Quando  Karl  Marx  nasceu,  em  1818,  a  Alemanha  era  dividida  em  vários Estados relativamente independentes, muitos deles dominados por uma ordem social aristocrática. Não  era  bem o  caso  da  Renânia, onde se situava sua cidade natal, Treves, em que se notava o desenvolvimento comercial e manufatureiro e, daí, a emergência social e política de uma classe burguesa. Filho de judeus, Marx. Ainda criança, viu-se convertido ao cristianismo pelo pai e, talvez por isso, a religião nunca o atrairia. Também por influência paterna, foi estudar direito na Universidade de Bonn, de onde se transferiu para Berlim.

Por volta  de  1840, o  jovem Marx se envolveu no ambiente intelectual decisivo  para  sua  vida.  Conheceu  o  pensamento  de  Hegel,  hegemônico naquele momento no mundo acadêmico alemão, e começou a estudar filosofia e ele acabou redigindo uma tese, A diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito  e  a  de  Epicuro, afinal apresentada à Universidade de Lena, em

1841, sendo-lhe então conferido o título de doutor em filosofia. Ligou-se a um

grupo  de  críticos  de Hegel, conhecido como o dos “jovens hegelianos”, que recusava  o alegado idealismo do mestre e procurava recuperar a dimensão critica  de  sua  visão  de mundo. Era a chamada  dialética, que visava refletir numa lógica precisa a forma conflituosa e contraditória da realidade natural e humana. Vários dos “jovens hegelianos”, Marx inclusive, conceberam o projeto de atuar dessa perspectiva no plano do debate filosófico e também no político, com  o  claro  objetivo  de  transformar  a  situação  conservadora  em  que  se achavam a Prússia e o restante da Alemanha.

Nos anos seguintes, Marx trabalhou como jornalista e agitador político, sofrendo  perseguições  e  sucessivos  exílios  a  Paris,  Bruxelas  e,  por  fim, Londres. Nesse  interim, casou-se  com a  namorada  de  adolescência, Jenny Von Westphalen, conheceu o amigo e colaborador de toda a vida, Friedrich Engels, que, juntos iriam elaborar notadamente em A ideologia alemã e no Manifesto  do  partido  comunista,  a  concepção  materialista  da  história,  em


ruptura com as concepções filosóficas que até então sustentavam. Tornou-se comunista em Paris num circulo de intelectuais franceses e alemães, escreveu artigos radicais sobre a revolução social para associações de trabalhadores.

Aos poucos, sua crítica à sociedade civil burguesa deixou de mirar o Estado e seu ordenamento jurídico para se concentrar no sistema econômico. Em fins de 1844, Max começa a escrever para o "Vornaerts" em Paris. As opiniões desagradam o governo Frederico Guilherme V, imperador da Prús sia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Max e Engels.

Marx estudou a obra dos principais economistas da época, sobretudo depois  de  sua mudança definitiva para Londres, depois de ter sido expulso tanto da Alemanha quanto da França, por volta de 1850.

Apesar da crise, em 1864 funda a Associação Internacional dos Trabalhadores, em Londres, que fica conhecida como Primeira Internacional e projetou escrever uma crítica da economia política. Para tanto, pesquisou dedicadamente por duas décadas e, como coroação de muitos escritos que não chegou a publicar, com a ajuda de Engels, em 1867 publica o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista, o primeiro volume de sua obra decisiva. Os outros dois só seriam publicados após a sua morte, também pelo amigo Engels.

Sem  nunca  abandonar  os  temas  políticos  imediatos, Marx participou ativamente  da  Associação  Internacional  dos  Trabalhadores  (1864 -1871)  e interveio no debate em torno do movimento operário e da revolução comunista. O objetivo juvenil de alterar a ordem política na Prússia e na Alemanha logo se ampliou e aprofundou: tratava-se de contribuir com os trabalhadores, que deveriam  transformar  o  modo  de  vida  moderno, substituindo revolucionariamente o sistema capitalista por uma sociedade sem classes, e em escala mundial. Acompanhou-o nessa tarefa a visão crítica que herdara da dialética  hegeliana,  organizando  os  conceitos  com  que  diagnosticava  o s conflitos  do  mundo  capitalista  e  os  impasses  de  todo  aquele  que  tentasse pensá-lo de modo harmônico.


Ao  escrever  "Crítica  ao  Programa  de  Gotha",  condena  o  programa  que  o partido socialista alemão adotara em 1875. As teorias de Marx influenciaram a Revolução  Russa  de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.

Max morreu em Londres, em 14 de março de 1883, após o agravamento de suas condições de saúde, já de algum tempo abaladas, consequência de uma bronquite e de problemas respiratórios. Sua obra, em grande parte publicada  mais  tarde,  gerou  enorme  debate,  serviu  de  inspiração  e  de justificativa  para  movimentos  e  regimes  políticos  bem diversos e continua a provocar inquietação.


C AR L F R IE D R IC H GAU S S

  VIDA E REALIZAÇÕES

Carl Friedrich Gauss nasceu em 1777 e viveu até 1855. Gauss é considerado um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Contribuiu para todos os ramos da matemática e teve a estatura de Arquimedes e de Newton, além de seus campos de interesse exceder os de ambos. Seu pai, Gebhard Dietrich Gauss, era jardineiro e assistente de um comerciante.

Começaram cedo os indícios que faziam adivinhar o talento incrível que Gauss demonstraria ao longo de sua vida. Uma vez, quando Gebhard estava prestes a pagar o salário a um dos trabalhadores, Carl Friedrich, na época com apenas três  anos,  levantou-se  e  disse: "Papa,  cometeste  um  erro!",  indicando  em seguida à quantia certa. Gauss tinha seguido os cálculos sem sequer poder ver os  registros  escritos, e  para  surpresa  dos  presentes, Carl Friedrich estava certo.  Outra  das  suas  proezas  foi  aprender a  ler sozinho. Segundo  reza  a história apenas perguntando aos adultos como se pronunciavam as letras do alfabeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69 Kb)   pdf (311.4 Kb)   docx (55.9 Kb)  
Continuar por mais 49 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com