TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE VIRTUAL DE FILOSOFIA

Exames: ATIVIDADE VIRTUAL DE FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ATIVIADE VIRTUAL- FILOSOFIA

SALVADOR, BAHIA, BRASIL

2014

UNIVERSIDADE SALVADOR

CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Atividade referente à matéria de Eixo Humanístico, Filosofia, ministrado pelo professor, Ueliton Lemos dos Santos.

SALVADOR, BAHIA, BRASIL

2014

1) Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do “¿Te atreves a soñar?” .

Resposta:

Radical: A reflexão filosófica necessita ser radical, ou seja, buscar o conhecimento da raiz, da base, do fundamento. É preciso que se vá até às raízes da questão, até seus fundamentos. Em outras palavras, exige-se que se opere uma reflexão em profundidade.

Rigorosa: Em segundo lugar e como que para garantir a primeira exigência, deve-se proceder com rigor, ou seja, sistematicamente, segundo métodos determinados, deve seguir um caminho, ter um método correto e coerente com o que busca.

De conjunto: A filosofia é de conjunto, porque examina os problemas relacionando os diversos aspectos entre si, o problema não pode ser examinado de modo parcial, mas numa perspectiva de conjunto, relacionando-se o aspecto em questão com os demais aspectos do contexto em que está inserido. Enquanto a ciência isola o seu aspecto do contexto e o analisa separadamente, a filosofia insere no contexto sua pequena parcela de realidade e a examina em função do conjunto, de um todo.

Para conseguir sair da chamada “zona de conforto” é necessário fazer sua reflexão filosófica, que por sua vez, indaga: por quê? O quê? Para quê? Dirigindo-se ao pensamento, pensamento sobre si mesmo para conhecer-se a si mesmo.

São perguntas sobre a capacidade e a finalidades humanas para conhecer e agir.

Ao conseguir enxergar quando se localiza na “zona de conforto”, precisa-se ver a raiz do problema, traçar um e caminho de solução, e vê-lo como um todo, e assim poder sair dela para arriscar, ter a coragem para realizar mudanças, buscar novas conquistas, e a cada conquista sua zona de conforto aumenta com mais e mais conhecimento, mas sempre em buscas, na “zona de aprendizagem”. Não se deve ter medo do novo, do não vivido, do medo de errar e muito menos, medo de sonhar. Ao perceber o que realmente te deixa feliz, corra atrás do seu sonho.

2) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo “¿Te atreves a soñar?” :

Questão 02, opção de tema A – Ética e Moral

(X) Questão 02, opção de tema B – Relação com o Saber

Questão 02, opção de tema C – Ideologia e Alienação

Questão 02, opção de tema D – Multiculturalismo e Interculturalismo

Resposta:

A relação com o saber e a mensagem do vídeo “¿Te atreves a soñar?” estão totalmente relacionados no sentido de ter uma base, de ir atrás de coisas novas, de sempre alimentar as “incertezas” para que sempre haja um fluxo de aprendizagem, uma busca de novos conhecimentos, para chegar no “Saber”.

Porém vale ressaltar que para se compreender o todo se faz necessário a conhecimento das partes, e considerando que toda parte é um composto de múltiplas partes, o conhecimento tornaria-se inviável, e por consequência, grandes fatias da população são ludibriadas por pensadores, políticos e figuras públicas demagógicas, as quais se servem de redes sociais, e outros meios de transmissão de informação, para a alienação.

Concorde que a Globalização criou um sistema alienatório, mas não é a quantidade excessiva de informações que gera má qualidade de conhecimentos, e sim a incapacidade de processar e organizar estes dados, que se deve a carência de uma seletividade metódica, que só é possível com a atitude crítica. Por isso, não há como compreender o todo sem compreender as partes, para que se saia da famosa “zona de conforto” precisa buscar novas experiências, novas culturas, novos saberes!

3) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e modera). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação...

Resposta 1:

CONCEPÇÃO GREGA DE TRABALHO:

Na sociedade grega, o homem livre destinava seu tempo ao ócio e aos prazeres da vida, pois a concepção de trabalho era indigna para eles. Os gregos desprezavam o trabalho, considerado obrigação dos escravos e degradação do homem livre.

CONCEPÇÃO MEDIEVAL DO TRABALHO:

Na Idade Média, a ideia de trabalho não modificou substancialmente. Em geral, o pensamento medieval considerava o trabalho inferior. Numa sociedade dividida em estamentos, o clero rezava, os cavaleiros guerreavam e os servos trabalhavam. A servidão era justificada pela ordem divina.

CONCEPÇÃO MODERNA DO TRABALHO:

A valorização do trabalho, só ocorre no início da Idade Moderna com o Renascimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com