TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 E 8

Trabalho Escolar: ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 E 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2015  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DAS AULAS 5, 6, 7 e 8

ATIVIDADE DA AULA 5

Por que dizemos que o trabalho filosófico é essencial para a disposição do entendimento e reflexão racional e radical? Comente. (mínimo de linhas 9)

Reflexão é quando o pensamento se volta para si mesmo, interrogando a si mesmo. Ela é radical, pois volta-se sobre si mesma, para perguntando com é possível o próprio pensamento. A reflexão filosófica indaga: Por quê? O quê? Para quê? Dirigindo-se ao pensamento, aos seres humanos no ato da reflexão.

Este pensar sobre si mesmo é uma coisa ótima, pois muitas vezes podemos estar errados em nossa forma de pensar ou agir. Esse é um momento em que poderemos analisar se estamos corretos no que fazemos perante o mundo. Isso é de extrema importância e devemos fazer isso sempre. Pois tudo o que sabemos veio através de ensinamentos ou aprendizagens, e esse podem vir e estarmos usando-os com informações incorreta.

ATIVIDADE DA AULA 6

Disserte sobre a frase: Quando conheço, torno-me idêntico com o outro, não fisicamente, mas intencionalmente.(mínimo de linhas 9)

Conhecer é o ato de identificar-se e isso deve ocorrer do lado do identificado e do identificador. Alem disso, estes dois devem estar no mesmo ato. O conhecedor e o objeto devem estar totalmente junto, sem distancia. E é este junção que forma o nosso julgamento e juízo sobre o objeto. O essencial do juízo consiste em que o todo da proposição é afirmado, referido à realidade. Além do conceito e do juízo, o conhecimento também se realiza no raciocínio. A partir de ideias e juízos conquistados avançamos para outros conhecimentos.

ATIVIDADE DA AULA 7

De acordo com os estudos realizados, comente sobre: Como poderemos distinguir o conhecimento da mera crença verdadeira? (mínimo de linhas 9)

Acreditar meramente em alguma coisa, não importa o quão convincente seja, não torna ela verdade. Estas crenças podem iludir muitas pessoas pois o conhecimento só vem através da verdade. E esse conhecimento deverá ter provas para poder sustentar-se. Porem esta provas não podem depender de falsas suposições. Assim, uma pessoa conhece algo somente quando a sua crença é verdadeira, completamente justificada, e a justificação não é frustrável.

Então para que exista conhecimento tem de estar reunidas três condições: crença, verdade e justificação. Isoladamente as três condições são encaradas como necessárias mas não suficientes. Já em conjunto são suficientes e isso basta para que uma proposição seja um caso de conhecimento.

ATIVIDADE DA AULA 8

O que a frase quer expressar? A Filosofia Necessita de Uma Ciência que Determine a Possibilidade, os Princípios e a Extensão de Todos os Conhecimentos “A Priori”. (mínimo de linhas 9)

Obs.:

• Todas as respostas devem obedecer o mínimo de linhas pedido, caso não aconteça será descontado 0,5 pontos por atividade;

• Enviar as atividades de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com