TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOR MAX WEBER

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA:SOCIOLOGIA

        O autor escolhido foi Max Weber, por ter como sua preocupação fundamental o indivíduo e as suas ações.

        A obra de Weber é indispensável para compreendermos as relações entre religião e a modernidade, uma vez que a sua teoria da religião aponta para o processo histórico-universal da racionalização. A argumentação usada por Max sobre o processo de racionalização desdobra-se em dois planos: cultural e social.

        Para Weber o conceito básico de ação social é entendido como um ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto as ações dos outros, estas ações podem ser passadas, presentes ou futuras. A ação social, como toda ação pode ser determinada em quatro grupos:

        Ação de modo racional referente a fins: por expectativas, quanto ao comportamento de objetos de mundo exterior e de outras pessoas, utilizando essas expectativas como condições ou meios para alcançar fins próprios, ponderados e perseguidos racionalmente, como sucesso. Age dessa forma aquele indivíduo que programa, pesa e mede as conseqüências e afirma: “se eu fizer isso ou aquilo, pode acontecer tal ou qual coisa, então vamos ver qual é a melhor alternativa!”.

        Ação de modo racional referente a valores: pela crença consciente no valor ético, estético, religioso ou qualquer que seja sua interpretação. O indivíduo age baseado naquelas convicções e crê que tem um certo mandado, para fazer aquilo. Age dessa forma a pessoa que diz: “eu acredito que a minha missão aqui na terra é fazer isso”.

        Ação de modo efetivo: especialmente emocional, por afeto ou estados emocionais atuais. Tem por fundamento os sentimentos de qualquer ordem. O sentido da ação está nela mesma. Age efetivamente quem satisfaz suas necessidades, seus desejos, sejam eles de alegria, de gozo ou vingança. Age assim aquele indivíduo que diz “isso é um tesão” ou “o que importa é viver o momento”.

        Ação de modo tradicional: por costume arraigado, que tem por base a tradição familiar ou até mesmo um habito. É um tipo de ação que se baseia numa atitude enraizada, cotidiana, das pessoas que agem quase automaticamente, reagindo a estímulos habituais. Expressões como “eu sempre fiz assim” ou “lá em Casa sempre se faz deste jeito”, exemplificam tais ações.

        Para Weber, esses são os tipos ideais de ação social, mas eles não existem em estado puro, pois os indivíduos, quando agem no cotidiano, mesclam alguns ou vários tipos de ação social. O indivíduo e sua ação é o elemento constitutivo das ações sociais. O principal objetivo de é compreender o sentido que cada pessoa dá a sua conduta e perceber assim a sua estrutura inteligível. A análise weberiana propõe que se deve compreender, interpretar e explicar respectivamente, o significado, a organização e o sentido, bem como evidenciar regularidade das condutas. Cabe a sociologia entender como acontecem e se estabilizam as relações sociais, os grupos organizados e as estruturas coletivas da vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com