TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad de filosofia

Por:   •  13/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 2

UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DISCIPLINA: FILOSOFIA E ÉTICA

CURSO: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ALUNA: VANESSA RICARDO MESQUITA CAVALCANTE

Leia o capítulo 7, "A Vida política" da Unidade 8 do livro de Marilena Chauí, Convite à Filosofia, das págs. 474 a 489 (edição de 2000), e responda:

1. Explique os conceitos de Polis, Civitas e República, diferenciando-os.

2. Explique o que é despotismo, explicando suas diferentes formas.

3. Por que se atribui aos gregos e romanos a invenção da política? Que novas características eles acrescentaram às noções de autoridade e poder?

Respostas:

  1. Polis é uma palavra grega que significa cidade no sentido de comunidade organizada formada por cidadãos. Civitas tem origem latina e traduz o significado de polis, considerando a cidade como uma figura pública e coletiva. República, é proveniente da palavra res publica, de origem latina traduzindo a ta politika(origem grega), que significa os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos.

  1. Despostismo é uma forma de governo cujas leis correspondem a vontade absoluta do governante. Segundo Chauí (Convite a Filosofia, p.480), o governante era considerado senhor, pois detinha todo o poder e autoridade, religiosa, militar, e riqueza, sendo considerado sacerdote, capitão e rei.

  1. Os gregos e os romanos são considerados inventores da política pois se assemelhavam quanto a forma da propriedade da terra, com relação ao fenômeno da urbanização e no modo de divisão territorial das cidades. Em relação as noções de autoridade e poder, eles: separaram a autoridade pessoal privada e o poder impessoal público; separaram a autoridade militar e poder civil; separaram a autoridade religiosa e poder laico; criaram a idéia de que as leis devem atender a vontade coletiva;criaram instituições públicas; criaram o fundo publico; e, criaram o espaço político, ou espaço público.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com