TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aminoacidos E Proteinas

Monografias: Aminoacidos E Proteinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  343 Visualizações

Aminoácidos

Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína.

Formula estrutural:Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.

Proteínas

As proteínas são compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. São os constituintes básicos da vida: tanto que seu nome deriva da palavra grega "proteios", que significa "em primeiro lugar".

Formula estrutural:

As proteínas são formadas por segmentos de DNA e RNA do próprio indivíduo. Sua síntese ocorre através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácido por meio de ligações denominadas ligações peptídicas.

Esses compostos possuem funções vitais para os organismos, atuando de forma versátil, ou seja, possuindo diversificadas funções. As proteínas participam da estrutura dos tecidos (função estrutural), atuam como agentes reguladores das atividades biológicas (função enzimática), resultam em hormônios (função hormonal), atuam no combate a agentes estranhos ao organismo (função de defesa), além de servirem como fontes de aminoácidos (função nutritiva).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com