TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Trabalho Escolar: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  2.859 Visualizações

Página 1 de 3

Antropologia

Ao longo do tempo, as concepções antropológicas foram gestadas e impregnadas as teorias pedagógicas, a fim de nos posicionarmos a respeito de que tipo de ser humano desejamos educar.

A antropologia vem do grego anthropos (homem) e logos (teoria, ciência), portanto significa todas as teorias a respeito do ser humano, dentre elas destacam a antropologia cientifica e a filosófica. A antropologia cientifica pode ser física ou cultural estuda a evolução humana como corpo físico e animal. Já a antropologia filosófica e a investigação sobre o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que orientam sua vida.

Existem varias teorias antropológicas dentre elas são: a concepção essencialista (ou metafisica),a naturalista (ou cientifica),a histórico- social(nas vertentes existencialista e dialética).A concepção essencialista foi herdada dos gregos, ela busca se a unidade na multiplicidade dos seres, a essência que caracteriza cada coisa. Apesar de constatadas diferenças entre seres humanos, existiria uma essência humana, um modelo a ser atingido por meio da educação.

Na Grécia antiga, os filósofos teorizavam sobre educação como um tema decorrente do próprio filosofar e não como um teórico especifico.

Os limites da concepção da essencialista encontram se na visão parcial dos procedimentos educacionais excessivamente centrados no individuo-me nos modelos ideais que determinam, a priori, o que e o ser humano “universal” e como deve ser a educação, trata se portanto, de uma visão intelectualista da pedagogia.

A concepção naturalista surgiu com a revolução cientifica do século XVII caracteriza-se pelo enfoque naturalista imposto ao conceito de humanidade, projeto que atingiu seu ápice com o cientificismo positivista no século XIX, e que ate hoje tem seus seguidores.

O enfoque rigoroso do método influenciou de modo marcante a compreensão sobre o que e ser humano, ao se buscar encontrar, as regularidades que marcam seu comportamento. O que caracteriza a tendência naturalista e a tentativa de adequar as ciências humanas ao método de ciências da natureza, que se baseia na experimentação, no controle da generalização ,com vistas a eficácia e ao aprimoramento tecnológico. Contrapõem-se as teorias humanistas, que buscam a especividade do humano, com suas dimensões irredutíveis ao estatuto das coisas.

A concepção histórico-social e nossa contemporânea e seguiu por diversas vertentes, ate as teorias progressistas e as construtivistas. Segundo essa concepção, não há natureza humana universal. Seres práticos que são as pessoas, se definem pela produção e pelo trabalho coletivo. Assim, as condições econômicas estabelecem os modelos sociais em determinadas circunstancias. A concepção histórico-social se expressa, em inúmeras tendências. O que importa destacar, apesar das diferenças entre elas, e a ênfase no processo, na contradição e no caráter social do engendramento humano. Na pedagogia as teorias construtivistas seguem a orientação antropológica histórico-social.

A partir desse esboço, talvez seja possível reconhecer a importância da antropologia como orientadora do trabalho pedagógico. Se considerarmos que a historia continua seu curso por meio das contradições a ela inerentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com