TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Tese: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Tese  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 4

A antropologia significa todas as teorias a respeito do ser humano e dentre dela está a antropologia científica a e filosófica, a física estuda a evolução humana e a outra estuda o conceito que o Homem faz de si próprio, é um ramo da filosofia que investiga a estrutura essencial do Homem, no entanto, este ocupa o centro da especulação filosófica, sendo que tudo se deduz a partir dele; a partir dele se tornam acessíveis as realidades, que o transcendem, nos modos de seu existir relacionados com essas realidades. Ou seja, a antropologia filosófica é uma antropologia da essência e não das características humanas

A axiologia é a teoria filosófica responsável por investigar esses valores, concentrando-se particularmente nos valores morais. Etimologicamente, a palavra "axiologia" significa "teoria do valor", sendo formado a partir dos termos gregos “azuis” (valor) + “logos” (estudo, teoria).

Neste contexto, o valor, ou aquilo que é valorizado pelas pessoas, é uma escolha individual, subjetiva e produto da cultura onde o indivíduo está inserido.

Epistemologia

É um ramo da filosofia que estuda o conhecimento, sua origem, como adquirimos e como aprendemos.

Durante séculos os estudiosos tentaram chegar a um acordo a respeito da origem do conhecimento, seus princípios e a capacidade de raciocínio do homem.

Esses autores procuram mostrar de diversas formas nas suas teorias novas visões para a aprendizagem como os teóricos Piaget e Vygotsky propõem que conhecimento é construído em ambientes naturais de interação social, estruturados culturalmente. Cada aluno constrói seu próprio aprendizado num processo de dentro para fora baseado em experiências de fundo psicológico.

Piaget vê o professor mais como expectador do desenvolvimento e fovorecedor dos processos de descobrimento autônomo de conceitos do que como um agente que pode intervir ativamente na assimilação do conhecimento. Colocando outra forma, para Vygotsky a aprendizagem é produto de ação dos adultos que fazem a mediação no processo de aprendizagem das crianças. Neste processo de mediação os adultos usa ferramentas culturais tais como a linguagem e outros meios.

Piaget é um processo de internalizarão, no qual a criança domina e se apropria dos instrumentos culturais como os conceitos, as idéias, a linguagem, as competências e toda a outra possível aprendizagem.

Real combateu as idéias de que prevaleciam há muito tempo. Entre elas, a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta. Ele também chamou a atenção para as necessidades das crianças e as condições de seu desenvolvimento.

De características própriascomo conseqüência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto

Em miniatura. E se a criança era um ser de características próprias, não só suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado co suas idéias. Risco desmentiu que a educação é um processo pelo qual a criança passa adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação em cada faze da vida, infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um.

Na axiologia de acordo com o filósofo alemão Max Scheler, os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano os valores positivos relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com