TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Resenha: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2014  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Ao lermos o texto, encontramos dois exemplos de organização social; o de dominância e o de rede.

No sistema de dominância a elite local através do uso da força, poder político ou econômico, domina controla o resto da sociedade. É um sistema piramidal onde existem camadas sociais, divididas de acordo com o “poder” do individuo, dentro do sistema de dominância o dominante e o dominado tem relação direta e hierárquica a ponto de que o dominado não se sinta em tal condição, e passe a também ser dominante através do sistema piramidal que gera outros grupos de dominantes e dominados.

Após estudo do texto, fica evidente que o regime de dominância tem origem no capitalismo, onde através do poder, a elite social controla as outras camadas sociais em beneficio de seus interesses e lucros através da exploração da mão de obra controle e arrecadação de tributos.

Outro modelo de organização social apresentado no texto, é a rede. A rede apresenta uma sociedade onde o poder é descentralizado e distribuído de forma igualitária, tentando assim propiciar ao individuo independentemente do status social, real possibilidade de suprir suas necessidades em todas as áreas da vida. Faz se necessário a criação de métodos de incentivo a iniciativa individual, já que a idéia de distribuição de poder e riqueza pode gerar estagnação em alguns casos.

Após estudo do texto o grupo conclui os dois tipos de organização social tem qualidades e defeitos. O mais usado é o regime de dominância presente na maioria das culturas e adotado na maioria dos países, entretanto o sistema de rede ainda é usado em algumas culturas e países.

Certo é que ainda lutaremos muito, pra construirmos um sistema de organização social verdadeiramente justo, e que satisfaça a todos os seus cidadãos no geral, se é, que isso é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com