TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Artigos Científicos: Antropologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

A comunidade é formada por pessoas, quando dizemos que o homem é pessoa, estamos supondo que tem autonomia ética traduzida como aptidão de distinção entre bem e mal. E também que possui uma habilidade de autodeterminação e assumir a condução de sua própria vida.

A pessoa humana possui na sua natureza a dimensão de pessoa, evidenciada na disposição que possui para atuar de forma autônoma diante de uma ação concreta. As mudanças fazem parte da vida e todos nós as enfrentamos em algum momento, já que elas são consequência natural do desenvolvimento social, moral e espiritual em que passa o ser humano em sua trajetória rumo á evolução.

O processo de humanização implica a evolução do homem, pois este tende a aperfeiçoar-se em suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. O desenvolvimento humano pode ser entendido como a aquisição dos indivíduos, comunidades e instituições, da capacidade de participar efetivamente na construção de uma civilização mundial que é próspera tanto em um sentido material como espiritual.

Para conceituar o termo moral, existe uma serie de termos concretos, todos eles compostos de regras que orientam o comportamento, essas regras fazem referências às ações concretas: Não Mentir, Não Roubar, Não Enganar, Não desrespeitar os pais entre tantos outros mais.

O desenvolvimento humano é o processo pelo qual uma sociedade melhora a vida de seus cidadãos através de um aumento dos bens como os que podem satisfazer suas necessidades básicas e complementares.

Uma sociedade é mais elevada em seu desenvolvimento quanto maior seja o grau de liberdade e responsabilidade que todos os seus membros exercem, na sociedade. Há uma serie de padrões que modelam o comportamento Social dos indivíduos, e estes variam de uma pessoa para outra, mas a sociedade é a união de homens livres com suas relações de convivências.

Alcançar a plenitude humana do florescimento das capacidades humanas é o sentido e o fim de todo o desenvolvimento. O conceito de desenvolvimento humano tornou-se um conceito paralelo à noção de desenvolvimento econômico, embora o primeiro seja mais amplo, considerando os aspectos relativos à economia e os ingressos, integra aspecto como a qualidade de vida, bem-estar, individual, social e felicidade.

A moral é fundamental para garantir a ordem ou a harmonia da sociedade, ela regulamenta a conduta entre as pessoas e tem uma concordância com o direito, ambos baseiam-se em regras que visam à conveniência da maioria das ações humanas.

Diferenciam-se no fato de que, enquanto o direito garante o cumprimento do sistema social em vigor, a moral procura fazer com que os indivíduos que compõe a sociedade harmonizem-se de maneira consciente, voluntaria e livre de seus interesses pessoais com os interesses coletivos.

Quem não tem liberdade não pode ser responsável pelos seus atos, por isso a massificação dos dias de hoje apresenta-se como impedimento para o progresso da moral.

A moral equivale a um conjunto de ordens, normas de conduta, proibições e permissões relacionadas à boa convivência para um determinado grupo social. Na moralidade em que rege uma sociedade de seres humanos, que são moralmente maduros cada um é senhor de seus atos e responsável por sua conduta moral.

Pessoas imorais são aquelas que reconhecendo a validade das normas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com