TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropologia

Artigo: Antropologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

Humilhação Social e suas conseqüências

Humilhação Social trata-se de um caso doloroso de angustia sofrida pelos pobres, fruto da desigualdade política. Trazendo a exclusão de uma classe de homens os impedindo do direito de iniciativa e palavra. Humilhação também vem de dentro, um fenômeno psicológico e político ao mesmo tempo. O humilhado passa por uma situação de impedimento reconhecido nele mesmo em suas atitudes, modo de falar, imaginação e ao seu redor.

As revoluções tecnológicas e industriais, fizeram com que milhares de pessoas não conseguissem preparação especifica e adequada para alcançar certos postos de trabalho, acabam ficando desempregados e muitas vezes marginalizados e conduzidos à informalidade e exercendo trabalhos que são considerados desqualificados pela sociedade. Alguns exemplos são: catadores de papel, guardadores de carros, ambulantes, flanelinhas, vendedores de canetas, balas e malabaristas nos semáforos, garis, diaristas entre outros.

Falaremos um pouco sobre um dos diversos tipos de trabalho tidos como “desqualificados”: profissão muito importante e que é alvo de descaso e discriminação são os varredores de rua, também conhecidos como gari. São profissionais que trabalham exclusivamente com lixo, responsáveis pela limpeza das vias publicas. O individuo varre o local, amontoa os fragmentos e detritos para facilitar a coleta e transporte para o local de despejo. Os garis estão sujeitos ao contato com sobras industriais, domesticas entre outros resíduos. Se submetem ao calor, frio, chuvas, ventos, etc.

Apesar da importância da profissão, a sociedade trata com descaso e agem como se eles não existissem, passam despercebidos como se fossem “invisíveis”. Humilhação social e preconceito, as vezes um simples olhar causando um certo desconforto é suficiente para fazer a pessoa sentir-se indigna ou inferior.Toda essa situação é vivenciada por muitos trabalhadores que deixam de existir quando vestem um uniforme ou exercem algum trabalho digno.

Na sociedade capitalista, tudo gira em torno do dinheiro, e a desigualdade social vem dos interesses econômicos. Amor, caráter e respeito são conceitos anulados através do valor monetário. Daí os estudos de Psicologia Social para destacar a desigualdade e opressão com intuito de conscientizar da origem e das conseqüências psicológicas dessas condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com